Questões de marketing que um empreendedor deve responder

Marketing Empresarial: 5 questões que o empreendedor deve responder

Uma das etapas fundamentais para montar um negócio promissor é a elaboração das estratégias de marketing que serão adotadas. O marketing atrai novos clientes e aumenta o poder competitivo da empresa, colocando-a em uma posição de destaque no mercado.

Mas para elaborar estratégias de marketing eficazes em sua empresa, primeiro você deve saber responder as cinco questões de marketing empresarial que abordamos no post de hoje. Confira!

Questões de marketing para empreendedores

1. Eu conheço o meu público-alvo?

Esta, sem dúvidas, é uma das questões mais significativas que o empreendedor precisa saber responder. Somente conhecendo a fundo quem é o seu público-alvo, você poderá direcionar os seus esforços, investimentos e recursos de marketing no sentido correto.

O empreendedor experiente sabe que em seu plano de negócios o público-alvo precisa ser definido de forma minuciosa para que a empresa possa alcançar os seus objetivos. E o método mais utilizado para definir o público-alvo é através da criação de Personas. O termo Persona refere-se a um perfil fictício de cliente ideal, suas características são formadas com base em dados e pesquisas que revelam traços comportamentais que o tornam um cliente em potencial. Para a criação de uma persona são necessárias algumas informações a respeito do perfil, como:

  • Qual é o seu sexo e idade?
  • Qual é a sua profissão?
  • Em qual classe social se encontra?
  • Qual o seu nível acadêmico ou intelectual?
  • O que ele faz em suas horas de lazer?
  • Entre outras.

2. Qual o diferencial que minha empresa tem a oferecer?

Além de ser importante sempre buscar ser o melhor naquilo que você faz, sua empresa precisa ter um diferencial para oferecer ao mercado. Afinal, independente de qual seja o setor em que você atua, se a concorrência é acirrada, por que o cliente deveria escolher a sua empresa? Por isso, é muito importante ter os olhos fixos em seu negócio e em seus concorrentes ao mesmo tempo. É preciso saber o que eles estão oferecendo, quais os preços e a qualidade de seus produtos e quais estratégias de vendas estão utilizando para que você possa estar sempre cinco passos à frente.

E então, qual é o diferencial de sua empresa?

3. Eu conheço os meus concorrentes?

É muito difícil, nos dias atuais, uma empresa oferecer exclusividade no mercado. Dependendo do setor em que a sua empresa atua, a concorrência pode ser altamente competitiva, pois os concorrentes são diretos ou indiretos. Por isso é preciso identificar detalhadamente quem são os seus concorrentes.

Estas informações irão integrar a sua pesquisa de mercado, o que irá abrir novos horizontes para a sua empresa e possibilitar que as melhores estratégias de venda e marketing sejam adotadas.

4. Qual é a hora ideal para levantar dados através de uma pesquisa de mercado?

Em seu plano de negócios, você já determinou o perfil de seu público-alvo, já sabe qual o diferencial que a sua empresa tem oferecer e sabe quem são os seus concorrentes. Então, basicamente, você já completou a primeira etapa de sua pesquisa de mercado. Com estes dados, é possível solucionar problemas e questões que possam surgir a qualquer momento em seu negócio.

Digamos que a sua empresa decida investir em uma nova estratégia de vendas conhecendo o seu público-alvo será possível “prever” os resultados e, assim, determinar se a estratégia em questão vale o risco. Conhecendo os seus concorrentes, é possível elaborar uma estratégia “infalível”, diferente de tudo que eles já fizeram.

5. Eu sei divulgar a minha empresa corretamente?

Existem tantas mídias, plataformas e estratégias diferentes dentro do marketing, será que você sabe utilizar os recursos corretos e adequados para divulgar a sua empresa? Como falamos no primeiro item, conhecer o seu público-alvo é imprescindível para adotar as melhores estratégias de marketing e o motivo é simples: porque conhecendo o seu público, você sabe onde deve direcionar os seus investimentos de marketing.

Por exemplo, se o seu público-alvo tem o hábito de passar o dia conectado na internet em redes sociais, blogs e outras mídias digitais, não existem dúvidas de que você deve investir em marketing digital. Se o seu público prefere passar o tempo nas mídias tradicionais como televisão, rádio, revistas e jornais, então você deve investir estratégias de marketing que envolva estas mídias. Seja qual for o seu público você tem inúmeras opções para investir:

  • Mídias digitais

Redes sociais, blogs, canais no Youtube, Twitter, Instagram, Linkedin, Emails Marketing, entre tantas outras.

  • Mídias tradicionais eletrônicas

Anúncios televisivos, anúncios em rádios locais, cinema, telemarketing, entre outras.

  • Mídias tradicionais impressas 

Jornais, revistas, panfletos, folders, cartazes, folhetos, outdoors, mala direta, entre muitas outras.

Você sabe responder todas as questões de marketing empresarial abordadas no conteúdo de hoje? Deixe o seu comentário compartilhando a sua opinião conosco!

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3 comentários em “Marketing Empresarial: 5 questões que o empreendedor deve responder

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