métodos para melhor os resultados do varejo

Métodos de otimização de resultados para empresas varejistas

O mercado atual é altamente competitivo, pois novas empresas surgem aos montes todos os dias. Independente de qual seja o setor, a concorrência cresce exponencialmente, mas a realidade do varejo é ainda mais crítica. Sem dúvidas, o setor do varejo é um dos que mais oferece desafios, concorrência e pressão diária.

Felizmente, hoje em dia o empreendedor varejista pode contar com soluções inovadoras como sistemas de gestão comercial, que oferecem inúmeros benefícios e vantagens que podem simplificar praticamente todos os processos cotidianos de uma empresa do varejo, desde um controle de estoque otimizado e atualizado em tempo real à medida que cada produto é vendido e até mesmo um controle financeiro mais rígido e minucioso. Além disso, o empreendedor varejista também pode usufruir de facilidades e na hora de emitir suas notas fiscais e gerir a contabilidade de sua empresa.

A melhor maneira de obter melhores resultados para a sua empresa varejista é através da unificação de soluções tecnológicas como as que citamos acima e aplicando métodos de otimização à sua rotina diária. Continue lendo para conferir!

6 Métodos de otimização para o desempenho do varejo

Taxa de conversão

A taxa de conversão é um dos melhores métodos de otimização para entender e mensurar o desempenho de seu comércio varejista, pois é simples, objetiva e relativamente fácil de aplicar. Basicamente, calcular a taxa de conversão de sua empresa consiste em definir um determinado período e dividir o número de vendas realizadas pelo número de clientes que adentraram no estabelecimento dentro deste mesmo período.

Desta forma, é possível estabelecer números realistas a respeito do desempenho de sua equipe de vendas; comparar os seus resultados com os seus concorrentes e é claro, adotar melhores práticas e novas estratégias para melhorar os seus resultados.

Payback

O payback é muito importante para que o empreendedor varejista possa fazer um planejamento específico do futuro de sua empresa, além de ajudar a atrair novos investidores. O seu cálculo é realizado para medir o tempo de retorno de investimento, ou seja, é necessário possuir um controle minucioso de suas finanças (receitas e despesas) para que seja possível identificar o lucro real obtido e assim descobrir em quanto tempo em média o seu negócio poderá lhe devolver o investimento inicial.

Margem bruta

Também conhecida como margem de contribuição, a margem bruta é um cálculo para obter o ganho bruto da venda de seus produtos ou serviços. Em outras palavras, o cálculo é realizado para levantar quanto exatamente a venda de cada produto tem gerado para a sua empresa. Dessa forma, cobrindo os seus custos fixos e ainda gerando lucro.

O cálculo de margem bruta é uma forma do empreendedor também estabelecer preços justos, de acordo com a média e categoria de seus produtos. De forma que não sofra prejuízos e tão pouco sobrecarregue o valor do produto cobrando mais do que ele vale. O cálculo consiste em subtrair o valor de venda pelas despesas variáveis e custos fixos.

Markup

Um dos sistemas mais utilizados na hora de estabelecer os preços de venda de produtos ou serviços baseados em seus custos de produção e distribuição. Consiste em projetar despesas fixas, variáveis e a sua margem de lucro.

O conceito é simples: reduzir muito o preço desvaloriza o seu produto no mercado; aumentar muito o preço tira o seu produto de circulação, pois o cliente não irá comprar com você, consequentemente causando prejuízos por congelamento nas vendas. Por isso, o markup visa calcular um preço de venda justo para os seus produtos ou serviços possibilitando que o estabelecimento cubra as despesas operacionais, impostos, custos de produção e distribuição e ainda obtenha lucro.

Markdown

Semelhante ao sistema citado acima, o markdown prevê uma forma de designar preços aos produtos. Entretanto, a sua estratégia principal é uma redução temporária nos preços para que haja um aumento no fluxo de vendas de forma que ainda sim o negócio não sofra prejuízos, em outras palavras, é o que chamamos de promoções.

Empresas do setor varejista que adotam o markdown, constantemente, aumentam a sua competitividade entre a concorrência dentro de uma margem de desconto segura.

Você já conhecia algum dos métodos de otimização para resultados do varejo citados no post de hoje? Qual você utiliza em seu negócio? Compartilhe conosco nos comentários!

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