Métricas que toda empresa precisa controlar para crescer

Todo empreendedor precisa acompanhar os números do seu negócio para conseguir identificar quais estratégias estão trazendo resultados e quais precisam ser alteradas para surtirem efeito. Estabelecer métricas para que todos os dados gerados sejam mensurados permite estabelecer uma visão clara a esse respeito.

Neste post, você aprenderá a como utilizar métricas e conceitos para focar suas ações no crescimento da sua empresa. Acompanhe:

Margem de lucro

Quando falamos em definição de preço de venda e retorno esperado em relação aos investimentos feitos, estamos falando de margem de lucro.

Para definir o preço de um produto, deve-se levar em conta seus gastos de fabricação e as flutuações no mercado do qual ele faz parte. Em relação ao retorno sobre os investimentos, que, afinal, é a principal razão de empreender, é necessário que os valores obtidos sejam superiores à aplicação inicial.

Cada setor industrial, comercial ou de serviços possui uma métrica que norteia sua margem de lucro. Normalmente, no varejo, por exemplo, aplica-se uma margem de 4% sobre o total das vendas, enquanto na prestação de serviços, esse valor fica em torno de 20%.

Custo de aquisição de clientes

Atrair e conquistar novos clientes exige uma série de investimentos em ações de marketing. Para saber quanto custa uma estratégia desse tipo, você precisa medir o quanto sua empresa gasta em publicidade na realização cada venda. Essa medição é feita somando todos os valores investidos em marketing e vendas em um período determinado e dividindo o resultado pelo total de novos clientes adquiridos no mesmo período. O valor obtido servirá como referência para saber o valor médio dispendido para cada novo cliente.

Diminuir seu custos de aquisição por cliente significa aumentar sua margem de lucro.

Receita média por cliente

Saber quanto cada cliente gasta mensalmente em seu negócio também é um fator importante para controlar as finanças da empresa. Uma conta simples é suficiente para descobrir essa informação: divida seu faturamento mensal recorrente pelo seu número de clientes. O resultado corresponderá à sua receita média por cliente.

Para aumentar esse valor, você pode optar por estratégias como:

  • Up-selling, que faz com que um comprador de um produto mais barato passe a consumir outros de maior valor agregado dentro do seu negócio;
  • Cross-selling, que são os recursos extras oferecidos pelo seu produto ou serviço, como o acréscimo de um módulo ou um treinamento;
  • ou Planos e Pacotes, onde você poderá oferecer bônus ou descontos por compras anuais, por exemplo.

Acompanhar suas métricas empresariais é essencial para que você consiga projetar ações e tomar decisões estratégicas para o crescimento do seu empreendimento. Conte com o auxílio de um software de gestão que permita que você mantenha todas as rotinas de sua empresa organizadas e visualize resultados de maneira eficiente.

Além disso, analise seus dados de tempos em tempos para identificar o que está gerando bons retornos e modificar tudo aquilo que não está trazendo resultados. Com isso, é só se preparar para expandir cada vez mais seu empreendimento!

Se você já controla as métricas da sua empresa e quer compartilhar sua experiência ou se ainda ficou com alguma dúvida, escreva para a gente!

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