Miniglossário contábil: os termos que todo empresário precisa conhecer

Compartilhe:
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Você faz careta quando escuta alguns termos de contabilidade? Saiba que é preciso conhecer ou ter uma ideia do vocabulário e conceitos básicos da contabilidade para não ficar perdido. Confira a seguir os termos que todo empresário precisa conhecer e leve seu glossário para onde você for!

Acionista majoritário

É a pessoa jurídica ou física que tem a posse de mais da metade das ações de uma sociedade, que pode ser fechada ou aberta, e detém dessa forma seu controle acionário.

Balanço patrimonial

Demonstração que tem como objetivo principal evidenciar, de maneira qualitativa e quantitativa, em uma data definida, a posição financeira e patrimonial da empresa.

Contas patrimoniais

Indicam os elementos passivos e ativos, que podem ser direitos, bens, patrimônio líquido, obrigação e/ou dívida e situação líquida.

Custo fixo

São as despesas operacionais que acontecem não dependendo da produção, ou seja, que ficam inalteradas independentemente do uso da capacidade de produção, como a remuneração mensal ou fixa da equipe da empresa.

Custo indireto

São os custos que no decorrer da etapa produtiva não podem ser identificados economicamente falando em cada serviço comercializado ou em cada unidade do bem da companhia.

Déficit

É o termo usado em finanças para indicar o saldo negativo das operações financeiras de bancos e caixas. É o índice de prejuízo na corporação privada, o que quer dizer que os gastos públicos ultrapassam as receitas públicas.

Depreciação

São as despesas ou apropriação às despesas em certo exercício fiscal proveniente da utilização dos bens com registro no Ativo Permanente da companhia.

Desembolso

É o pagamento por um serviço ou um bem que foi adquirido. Pode acontecer antes, no decorrer ou após a aquisição. Dessa forma, se adquirirmos algo à vista, o desembolso ocorre durante a compra do bem. Se comprar um bem a prazo, saiba que o desembolso acontece após a aquisição. Se adiantarmos o valor para o recebimento futuro do serviço ou bem, o desembolso acontece antes de ambos.

Lucro

Quando o total das receitas ultrapassa o dos gastos de uma companhia.

Lucros acumulados

É o resultado positivo que foi acumulado pela empresa, e enquanto não forem capitalizados ou distribuídos podem servir como reserva de lucro.

Lucro bruto

É o lucro obtido pelas receitas operacionais brutas com a dedução dos impostos sobre as vendas e deduções por devoluções.

Nota promissória

É um título de dívida líquida em que o indivíduo se compromete a quitar o pagamento a outro em certo prazo estipulado por ambos. Como a nota é um título com emissão pelo devedor junto com o credor, não tem a necessidade de uma formalidade.

Patrimônio líquido

É o valor que os proprietários têm aplicado na companhia.

Receita bruta

São as faturas emitidas, ou seja, o total do faturamento, em certo período pela comercialização de serviços e bens da empresa.

Superávit

Termo usado para indicar o Saldo Positivo de Operações Financeiras de Caixa e Bancos.

E então, quais itens deste miniglossário de contabilidade vai ser mais útil para você não ficar mais perdido? Tem alguma palavra que gostaria de incluir no vocabulário contábil? Deixe um comentário!

Compartilhe:
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Deixe um comentário