Negocie prazo de pagamento com fornecedores

Compartilhe:
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Negocie prazo de pagamento com fornecedoresO sucesso ou fracasso de uma empresa no primeiro ano de atividade pode ser determinado pela capacidade do empreendedor de negociar melhores prazos de pagamento com os fornecedores.
Para saber fazer essa negociação sem erros, crie um planejamento financeiro e do fluxo de caixa antes de abrir as portas do negócio. Assim, o empresário poderá estimar quando a receita será suficiente para cobrir as despesas, o chamado “break even” no jargão da administração de negócios. É o ponto em que a empresa deixa de ter prejuízo e passa ao ponto “zero”. A previsão é que a partir daí comece a ter lucro.
Com o acompanhamento diário do fluxo de caixa, a empresa terá um controle financeiro melhor. Assim, o empresário poderá visualizar em que datas deve pagar os fornecedores e em que dias do mês existe a previsão de receber dos seus clientes. Portanto, se perceber um descasamento destas datas, procure seus fornecedores e peça mais tempo para pagar as encomendas iniciais.
O empreendedor deve levar em conta, ao fazer a planilha de contas a pagar e a receber, que alguns clientes podem atrasar o pagamento. Com o tempo saberá identificar quais são os clientes mais pontuais e quais atrasam sempre, o que torna a gestão do caixa da empresa mais precisa.
O ideal é que o empreendedor evite atrasar o pagamento a seus fornecedores, para não correr o risco de deixar de ser atendido pelos melhores do mercado. Se estiver em uma situação difícil, entre em contato com as empresas que prestam serviços ou entregam mercadorias e explique a sua situação. Tente negociar a melhor forma de pagamento para ambos. Seu fornecedor fará o que puder para que você continue no mercado se for um bom cliente.
Verifique também com seus fornecedores as opções de crédito que eles oferecem. Alguns permitem o parcelamento das compras. Uma boa opção para as empresas que pretendem acessar empréstimos é o cartão BNDES, que pode ser utilizado por empresas de qualquer porte para pagar fornecedores cadastrados no banco de fomento do governo.
Com a gestão diária da parte financeira e a ajuda de uma planilha de fluxo de caixa, sua empresa terá mais chances de sobreviver no mercado. Melhor ainda será se o empreendedor tiver boa capacidade de negociação com fornecedores e clientes.

Compartilhe:
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn