Networking: aprenda a melhorar sua rede de contatos

Uma das palavras-chave no mundo dos negócios é networking, a capacidade de conseguir aumentar exponencialmente sua rede de contatos, seja para conseguir novos clientes, novos fornecedores, parceiros para negócios ou para projetos inovadores, ou para conseguir novas oportunidades de trabalho no mercado. Se de alguma forma você possui algum desses objetivos, é preciso que tenha uma rede de bons profissionais em contato com você.

E isso é recíproco, ou seja, tanto você quanto seu colega terão benefícios com esta rede e os benefícios são vários: atualização profissional, contato com novos profissionais do mercado que possam ser talento em seu negócio, aumentar sua rede de clientes e fornecedores, aumentar sua reputação e credibilidade no mercado, chance de fechar novos negócios, enfim. Já deu para perceber que o que não falta são vantagens em se investir em networking, não é?

Você não sabe como aumentar sua rede de contatos? Então veja nossas dicas de como consolidar seu networking!

Mantenha um perfil ativo no LinkedIn

Que esta é a maior rede social para contatos profissionais todos sabem. Porém, não se limite a adicionar apenas conhecidos diretos. Muitas das pessoas que tentam fazer parte da sua rede podem ser potenciais profissionais para seu negócio ou então parceiros para novos projetos. Por isso tome cuidado com outro ponto: seja um usuário ativo. Não manter este perfil sempre atual pode acabar afastando potenciais parceiros. Além disso você mesmo pode buscar esses novos contatos. A rede permite que você observe o perfil profissional do seu contato, sua trajetória, currículo, cursos, empregos, etc., e também permite a troca de mensagens entre os usuários.

Vá a eventos

Ir a eventos sobre empreendedorismo, ou focados na sua área de atuação, pode fazer com que conheça profissionais que estejam alinhados com as propostas de seu negócio. Mas não se limite a contatos que sejam da sua área. Vá a eventos de fornecedores, de potenciais clientes (caso sua empresa foque em B2B) e em feiras. Quem quer ser lembrado, deve ser visto. Por isso não ache que ir a estes eventos seja alguma perda de tempo.

Faça cursos

Além de ter o ganho de se aperfeiçoar na sua área de competência, cursos são ótimas oportunidades para encontrar parceiros de negócios. Lá você conhecerá muitos profissionais que possuem as mesmas dificuldades, ou que estejam procurando pessoas para investirem em novos projetos dos quais você possa se interessar em fazer parte.

Esteja sempre aberto para conversas

Seja ousado. É preciso que a sua capacidade de comunicação esteja em alta para conseguir novos contatos. Converse, conte sobre projetos sobre os quais queira parceiros, sobre desejos de conhecer novos fornecedores, de convencer novos clientes.

Mantenha contato com as pessoas que conheceu

Não adianta fazer primeiro contato com todas essas pessoas, mas não mantê-las em sua rede com contatos constantes. Você precisa aparecer para que estes profissionais lembrem-se de você. Isto é bom também para estar a par das necessidades destes contatos, e que eles possam conhecer alguém para ajudar em suas próprias dificuldades no negócio. Lembre-se de que estes contatos não são apenas números, por isso conquistá-los é fundamental.

Então, o que acharam das dicas? O que você faz para manter o seu networking atualizado e consolidado? Conte para a gente!

Compartilhe:
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Um comentário em “Networking: aprenda a melhorar sua rede de contatos

Deixe um comentário