O melhor software de finanças para sua empresa

A tendência das empresas é informatizar seus arquivos e dados, primeiramente para ocupar menos espaço e melhorar a organização e em segundo lugar para levantar relatórios mais completos e precisos com mais agilidade.

Uma das primeiras áreas escolhidas para informatização é o setor financeiro. O mercado oferece quatro opções de programas para as empresas: as planilhas de Excel, os softwares de prateleira, os softwares personalizados e os ERPs (Sistemas Integrados de Gestão Empresarial).

Vantagens e desvantagens

Planilhas: as planinhas de Excel são bastante conhecidas e oferecem fácil manuseio, porém, são limitadas. Além de não fornecerem relatórios específicos e claros, também requerem personalização das tabelas pelo usuário, o que dificulta o trabalho de um usuário básico. Apesar de usadas por muitas empresas, as planilhas se tornam demasiadamente complexas quando usadas em empresas de médio porte.

Softwares de prateleira: os softwares de prateleira são a melhor opção para empresas que não podem gastar muito e precisam de um fluxo de informações ágil (geração de relatórios e gráficos). Controladores financeiros, como o jFinanças, são fáceis de usar, apresentam uma interface agradável e são muito versáteis. Talvez não se adequem 100% às demandas de algumas empresas, porém, é melhor garantir 80% do trabalho no software e compensar de outra forma os 20% do que simplesmente perder 100% do seu tempo sem o software. Os controladores financeiros de prateleira são constantemente atualizados e adequados às necessidades dos consumidores, portanto, alguma limitação que sua empresa venha a ter pode ser compensada em uma nova versão. O software de prateleira é ideal para pequenas e médias empresas.

Software personalizado: contratar uma empresa para fazer um software específico para sua empresa parece uma boa ideia, porém, não é tão simples assim. Além de ter alto custo e taxas de manutenção/mensalidades, mandar fazer um software personalizado é como construir sua casa, por mais que você planeje, depois de pronto você vai querer fazer alterações, ou seja, terá mais gastos. O software personalizado é caro demais para uma pequena empresa. Esse tipo de ferramenta é válida para médias e grandes empresas, porém, nem sempre são eficientes o suficiente comparado ao custo.

ERP: os Sistemas Integrados de Gestão Empresarial são uma plataforma de software desenvolvida para integrar os diversos departamentos de uma empresa, possibilitando a automação e armazenamento de todas as informações de negócios. Os ERP têm um custo altíssimo e não são de fácil manejo. As empresas, por vezes, precisam de funcionários treinados para usar o programa. Apesar de ser um programa que engloba todo o processo administrativo da empresa, exige um custo de manutenção alto e não tem uma boa interface de leitura. Os ERPs são exclusivos para grandes empresas. O sistema é caro, assim como sua manunteção. Empresas médias interessadas nesse tipo de sistema devem analisar bem se vale a pena o alto investimento nessa integração.

Aos novos empresários e gestores buscando cortar gastos, os softwares de prateleiro são o melhor investimento a curto prazo. A desnecessidade de pagar mensalidades e cursos para aprender a usar o controlador financeiro são vantagens positivas derivadas da constante atualização e aprimorando desses softwares. Visando atingir o máximo de usuários possíveis, os softwares financeiros são fáceis de usar e muito eficientes.

Compartilhe
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

2 comentários em “O melhor software de finanças para sua empresa

Deixe uma resposta