Qual o papel da TI dentro das empresas?

Com o exponencial aumento da competitividade e automatização de tarefas, cada vez mais empreendedores têm entendido a importância do papel da TI dentro das empresas. Afinal, a integração de um setor de TI em uma empresa oferece inúmeros benefícios ao negócio, tais como:

  • Aumento da produtividade
  • Redução de custos
  • Segurança na produção
  • Garantia na entrega de produtos ou serviços dentro dos prazos
  • Aumento da lucratividade
  • Otimização no setor de atendimento
  • Melhora nos resultados
  • Entre muitos outros

Se você deseja compreender melhor qual é o papel do TI em uma empresa e tornar seu negócio mais produtivo e preparado para lidar com o mercado atual, continue a leitura para entender tudo sobre o assunto!

1. Garante a segurança da informação

A computação em nuvem é uma tendência que tem crescido e se tornado cada vez mais presente nas empresas com o decorrer dos anos. Hoje em dia, é praticamente impossível você passar um dia sem utilizar alguma aplicação que esteja relacionada à nuvem (cloud).

Isso significa que muitos empreendimentos têm adotado sistemas de gestão que são integrados a servidores na nuvem por conta da dinamicidade, segurança e praticidade que eles oferecem ao negócio. Entretanto, apesar da automação de tarefas ser o futuro da gestão empresarial, ela não está isenta de problemas como quedas de energia, ataques de hackers, roubo de informações por funcionários e problemas em softwares e aplicações.

O setor de TI tem como uma de suas funções mais importantes a garantia de que a produção não seja afetada caso um incidente ou acidente aconteça. Além dos planos de contingência em TI serem criados especificamente para corrigir quaisquer problemas que possam afetar a produtividade, o setor de TI visa aprimorar o sistema de segurança por meio de criptografias, backups frequentes, atualizações em softwares, dentre outras medidas preventivas.

2. Otimiza a comunicação interna e externa

O setor de TI em uma empresa é capaz de otimizar não apenas a comunicação interna (entre departamentos, funcionários e gestores), como também a comunicação externa (entre clientes, fornecedores, sócios, parceiros etc.).

A utilização de ferramentas como e-mail, organização de mensagens, sincronização de agendas e backups, aplicações de troca de mensagens instantâneas (que reduzem custos com telefonia), entre outras, tornam a comunicação interna e externa muito mais eficiente e prática.

Por exemplo, ferramentas tecnológicas de comunicação permitem reuniões por meio de vídeo conferência, permitindo que até mesmo quem não esteja na mesma cidade possa participar como se estivesse presente fisicamente. O que reduz custos de viagem e otimiza a produtividade, já que as reuniões não precisam acontecer apenas quando todos estiverem no escritório.

3. Melhora a produtividade do negócio

Como citamos no começo do artigo, a automação de tarefas é uma tendência que tem transformado o setor empresarial por conta de suas inúmeras vantagens ao negócio. A possibilidade de substituir trabalhos manuais por sistemas automatizados reduz significativamente a possibilidade de erros ou falhas que comprometem a produtividade do negócio. Além de produzir muito mais em menos tempo.

Vale também ressaltar que a automação de tarefas melhora a produtividade da equipe de colaboradores que não precisam se ocupar em atividades praticamente mecânicas e podem se ocupar em funções mais relevantes para a empresa, como o setor de atendimento por exemplo.

Além disso, o setor de TI consegue conter problemas que paralisam toda a operação, como sistemas fora do ar ou inoperantes, garantindo a produtividade do negócio em tempo integral.

Como você pôde conferir no artigo de hoje, o papel do TI em uma empresa é muito amplo e relevante para tornar o negócio produtivo e manter seu nível de competitividade alto. Certamente, todos os seus concorrentes já aderiram ao uso de sistemas automatizados e estão investindo em um setor de TI interno ou terceirizado.

LEIA MAIS:

****

Você já conhecia o papel do TI em uma empresa? Considera que o TI é muito importante para manter a empresa competitiva e não ser ultrapassada por seus concorrentes? Deixe um comentário compartilhando sua opinião!

Software de gest„o empresarial

Compartilhe:
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

2 comentários em “Qual o papel da TI dentro das empresas?

Deixe um comentário