O perfil de um empreendedor de sucesso

O verdadeiro empreendedor é quem tem competência e talento para gerar, desenvolver e administrar um negócio. E veja bem, abrir uma empresa é razoavelmente fácil, mas gerir um negócio de sucesso vai muito além. É preciso estar num constante auto policiamento para não se deixar levar pelas demandas, às vezes bem difícil, que a decisão de ser patrão impõe.

Ser empreendedor é algo que pode ser aprendido e exercitado por qualquer pessoa disposta a quebrar certos vícios adquiridos especialmente quando se é funcionário de uma empresa. Mas, afinal, o que traz em si um  bom empreendedor?

1)      Iniciativa

Todo empreendedor qualificado está constantemente buscando oportunidades que não ficam no campo das ideias, mas são postas em prática. Essa busca acontece a todo momento observando o movimento do mercado. Um caso real é dos bares que começaram oferecer serviço de chofer para que seus clientes pudessem beber sem infringir a lei seca.

2)      Perseverança

Não tem como estar tudo bem, todo tempo. Todo setor vive crise e estar pronto financeira e psicologicamente é fundamental. Manter-se informado para localizar o que gerou as quedas no lucro e saber enxergar o tempo que o mau momento vai durar faz a diferença entre o empreendedor que persevera e o que começa a enviar currículos para voltar ao mercado de trabalho.

 

3)      Capacidade para planejar

Numa famosa cena do filme “O Mágico de Oz” o espantalho que supostamente não tem cérebro fala para a menina perdida: “quem não sabe aonde vai, qualquer caminho serve”. É assim. O empreendedor competente não quer jamais qualquer caminho e para tanto ele precisa planejar seus passos. Os planos de ações devem visar o sustento da empresa em curto, médio e longo prazo. Saber agora aonde se quer estar em um, cinco e dez anos é o que vai guiar o gerenciamento.

4)      Visão moderna de gestão

Com o caixa da empresa, ninguém pode brincar. Aqui está o ponto que leva a maioria das empresas a fecharem as portas nos primeiros anos de vida. Dinheiro entra e sai e ninguém sabe dizer de onde veio e para onde foi. Um sistema de gestão que permita que cada valor movimentado seja rastreado com detalhes é fundamental para a saúde financeira da empresa. O empreendedor com visão sabe que essa tecnologia é um investimento que traz retorno e se paga a cada mês em que a empresa fecha o caixa no azul.

5)      Auto-confiança e auto-estima

O empreendedor de sucesso sabe que pode e que tem competência para levar o negócio. Não se deve confundir essas qualidades com arrogância e prepotência. Um erro comum. A confiança e estima por si ela vem baseada em experiência, conhecimento e humildade.

6)      Coragem para arriscar

Surge uma oportunidade única de abrir uma filial ou um financiamento bancário que vai permitir expandir o espaço e os negócios. Abraçar essa chance ou não? Arriscar significa estar munido de informações e conhecimentos sobre o setor, saber o que tem mais chance de acontecer com o mercado e apostar nisso. Mas é também estar preparado para aguentar a possibilidade de as coisas não acontecerem como o esperado e ainda assim a empresa ficar saudável.

7)      Eficiência

O empreendedor eficiente sabe que não pode desperdiçar. Ele usa desde os conhecimentos sobre as ISO 9000 e ISO 14000 para administrar com eficiência e utilizar recursos naturais (água, combustível e luz, por exemplo) com inteligência. São com algumas dessas ações que uma empresa pode descobrir que um funcionário lá da ponta sabe uma maneira de fazer o mesmo trabalho num tempo muito menor com eficácia muito maior e gastando pouco.

8)      Talento para formar e apoiar a  equipe

Ninguém cresce sozinho. Um negócio também não. Um bom empreendedor saber reconhecer o trabalho e a dedicação de seus funcionários. Sabe estimulá-los sem medo, porque necessariamente todo empreendedor de qualidade é líder e não um patrão.

9)      Ética empresarial

Todo setor tem leis e todo negócio está regido por regulamentação e é preciso segui-la. Ou seja, trocando em miúdos, um empreendedor verdadeiramente competente joga seguindo as regras, se adaptando a elas e ainda assim vencendo a partida. Todo negócio faz parte de uma cadeia e quando os elos dessa cadeia começam a quebrar as regras tudo se desfaz mais cedo ou mais tarde.

10)   Respeitabilidade com fornecedores

Os fornecedores de uma empresa, também são empresas e estão batalhando para se manter nos seus negócios. Um empreendedor valoroso não apenas paga as contas em dia como o faz estrategicamente. Porque quando a crise vier e for necessário pedir uma nova data para o pagamento das contas, o fornecedor muitas vezes mostrará que é também um parceiro.

 

Compartilhe
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn