o-que-é-fintech

O que é Fintech? E como pode ajudar seu negócio

Você consegue imaginar um mundo onde todas as atividades que você executa mensalmente como: o pagamento de contas, empréstimos, contratação de cartão de crédito, habilitação de cartão débito, ampliação de limite, transferências, entre tantas outras pudessem ser realizadas sem a dependência de instituições bancárias e todas as suas altas taxas de juros, burocracia e atendimento insatisfatório? Difícil, não é mesmo? Afinal, apesar dos aplicativos bancários oferecerem a possibilidade de efetuar pagamentos, transferências, visualização de saldo e extrato ainda dependemos dos bancos para fazer procedimentos mais complexos que exigem cadastramento de digitais, fotos de perfil, cópias de documentos (RG, CPF, holerites, contratos sociais, etc).

É por isso que neste post vamos falar sobre o que é Fintech. Uma tecnologia onde esse mundo que citamos acima está cada vez mais próximo de se tornar real.

O que é Fintech?

O termo se refere à junção de Finanças com Tecnologia.

Há cerca de seis anos, a prefeitura de Nova York fez uma parceria com a Accenture, que financiou um projeto acelerador de startups chamado Fintech. Exatamente no final da última crise financeira mundial, acredite ou não, não foi coincidência. Com o passar do tempo, esse projeto começou a focar em startups que segmentavam os seus serviços em inovações no setor financeiro através de processos e recursos tecnológicos. Estas startups tinham algo em comum: a criação de soluções inovadoras em áreas como seguros, investimentos, empréstimos para pessoa física e jurídica, conta corrente, cartões de crédito e débito, entre outras.

Resumindo, o Fintech é um termo para nos referirmos a este tipo de tecnologia que visa criar novas formas de efetuar transações e atividades financeiras. Naturalmente, por conta do uso da tecnologia, as soluções se tornam mais práticas, didáticas e intuitivas. Sem dúvidas, muito mais fáceis de manejar e fortemente presentes em aplicações mobile, ou seja, acessíveis ao grande público.

Como a Fintech está revolucionando o setor de serviços financeiros?

Se há uma dificuldade que as instituições bancárias sempre tiveram foi a de causar satisfação em seus clientes. Por conta de seu sistema altamente burocrático e processos complexos para desempenhar atividades simples, a experiência Cliente x Empresa, no setor bancário, sempre foi um tanto delicada.

As startups de Fintech estão avançando algumas décadas no futuro criando o que as instituições bancárias já deveriam ter aprimorado há tempos: uma nova experiência na utilização e contratação de serviços financeiros.

Agilidade nos processos e redução de custos

Para contratar um cartão de crédito, por exemplo, o cliente não precisa ir ao banco aguardar horas para ser atendido, apresentar diversos documentos, tirar fotos e inúmeras cópias de seus documentos, assinar vários contratos, e ainda correr o risco de voltar para sua casa sem o procedimento ter sido concluído. Com a tecnologia Fintech, basta tirar uma foto de seu rosto, uma foto dos documentos necessários e autorizar através de uma assinatura digital – tudo através de seu smartphone. Além de proporcionar uma experiência descomplicada, ágil e eficiente, essas startups também se destacam por oferecer taxas mais baixas que as do banco. Já que todo o processo exige uma estrutura muito mais enxuta, o que consequentemente reduz custos.

A ideia é não somente simplificar os processos, mas também oferecer uma experiência agradável ao cliente. Você pode usufruir dos benefícios que essa tecnologia inovadora tem a oferecer através de um sistema de gestão financeira.

E então, acredita que a Fintech é uma tecnologia que fará inovações na sociedade e poderá até mesmo substituir as instituições bancárias no futuro? Comente!

Compartilhe:
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Deixe um comentário