O que é fluxo de caixa?

Fluxo de caixa é a movimentação do dinheiro que entra e sai do caixa de uma empresa. Por isso, uma companhia que quer manter o seu equilíbrio financeiro precisa ter um sistema eficaz que acompanhe com precisão toda essa operação.

Dependendo do porte da empresa, o fluxo de caixa pode envolver dezenas, centenas ou milhares de movimentações. Por isso, o primeiro passo para ter um controle eficiente é se certificar que o instrumento usado é compatível com o volume de transações. Se o seu negócio registra apenas algumas vendas por semana, talvez uma planilha

Em se tratando de uma padaria ou de uma loja de roupas, por exemplo, talvez seja o caso de algo mais sofisticado. Softwares comerciais disponíveis no mercado podem, entre outras coisas, lançar automaticamente no seu registro de fluxo de caixa cada venda fechada, evitando que alguma movimentação passe despercebida.

No entanto, o mero registro do fluxo de caixa não é suficiente, pois é preciso também haver um planejamento. O ideal é que cada despesa seja prevista com antecedência para que o empresário não seja pego de surpresa. Um grande saldo na conta bancária é sinônimo de recursos disponíveis para gastos adicionais? Não necessariamente, pois é preciso considerar que a grande parte do pagamento recebido do cliente hoje precisará ser usado, por exemplo, para quitar dívidas com fornecedores no início do próximo mês.

Para fazer um planejamento realista, faça um exercício de previsão de vendas. Leve em conta a evolução das suas receitas nos últimos meses, a variação nas vendas que podem acontecer de acordo com a época do ano, o prazo de pagamento e/ou o parcelamento que é oferecido aos clientes.

De posse dessas informações, passe agora para o lado das despesas: quanto se gasta com funcionários, material de escritório e aluguel? Em quais dias esses pagamentos precisam ser feitos? Veja se as saídas esperadas para o seu caixa estão compatíveis com as entradas – e faça os ajustes necessários.

Interessado em um software de gestão que organize o fluxo de caixa da sua empresa?

Conheça o Jfinanças, da Cenize.

Compartilhe:
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn