Como fazer gestão do conhecimento

Gestão do conhecimento: como ela pode beneficiar a sua empresa?

Se você está à frente de um negócio, certamente, deve se preocupar em melhorar os seus conhecimentos de gestão empresarial, não é mesmo? Em suas pesquisas, já deve ter deparado com o termo Gestão do Conhecimento e deve ter percebido que ele, geralmente, está associado às empresas de grande porte. Porém, pequenas empresas também podem usufruir das vantagens que este conceito tem a oferecer.

Entenda o que é Gestão do Conhecimento e como ela pode trazer benefícios para a sua empresa. Acompanhe:

O que é Gestão do Conhecimento?

De forma resumida, a Gestão do Conhecimento é o conceito de que todo o conhecimento de colaboradores de uma empresa é da empresa, assim como eles também podem usufruir de todo o conhecimento que a empresa possui. Funciona como um meio colaborativo de compartilhamento de conhecimentos.

A empresa visa transformar o conhecimento de seus funcionários em processos aplicáveis para otimizar o seu desempenho, de modo que não precisem depender do conhecimento de alguns colaboradores em específico reunindo dados “soltos”, organizando-os em um mesmo lugar e os transformando em fonte de informação concreta e fundamental. Além disso, a Gestão do Conhecimento busca enxergar o potencial que cada funcionário pode oferecer se for incentivado da maneira correta para que ele traga benefícios para o funcionamento da empresa.

O que é Educação Corporativa?

Podemos afirmar que a Educação Corporativa é uma “vertente” da Gestão do Conhecimento e o seu conceito vai muito além de simplesmente obter o conhecimento e utilizá-lo em qualificação de mão de obra ou treinamentos empresariais. A Educação Corporativa consiste em utilizar o conhecimento em estratégias em longo prazo dentro da empresa. Por exemplo, formando e desenvolvendo novos talentos através do compartilhamento de informações, aprendizagem e gestão do conhecimento.

A Educação Corporativa é um recurso eficiente usado para gerir o conhecimento dentro do ambiente de trabalho, pois evita desperdício de tempo e otimiza o desempenho da equipe em geral.

O que é Gestão de Competências?

Como foi citado anteriormente no post, um dos objetivos presentes na Gestão do Conhecimento é identificar o potencial de cada funcionário para que ele possa ser incentivado e vir a alcançar o seu ápice de desempenho dentro da empresa. Podemos classificar este conhecimento como Gestão de Competências. A ideia é identificar as competências vitais e necessárias para que o seu negócio atinja os seus objetivos. Por exemplo, descobrindo qual o treinamento mais adequado para que cada departamento dentro de sua empresa possa otimizar os seus resultados.

Digamos que a sua empresa trabalhe com serviços financeiros, como, por exemplo, a concessão de empréstimos. Certamente, para que a equipe de vendas esteja altamente “afiada” em sua função será necessário fornecer um treinamento adequado para que as suas qualificações sejam aprimoradas. Entretanto, a equipe administrativa também precisa reciclar os seus conhecimentos para que a empresa funcione como um relógio, mas o treinamento direcionado para ela não é mesmo que foi direcionado para a equipe de vendas.

Treinamento empresarial e Gestão de Competências são conceitos distintos e não devem ser confundidos.

Por que a Gestão do Conhecimento é importante para o negócio?

A Gestão do Conhecimento consegue trazer benefícios para a própria empresa através da reciclagem do conhecimento adquirido no ambiente, interno e externo, através da experiência de seus concorrentes e das inovações tecnológicas, fatores externos culturais, políticos e etc. Dentre as principais vantagens que gerir todo este conhecimento adquirido e o transformar em ações aplicáveis ao cotidiano empresarial, estão:

  • Aumenta a vantagem competitiva da empresa;
  • Reduz custos de planejamento;
  • Torna o ambiente de trabalho mais organizado;
  • Melhora a perspectiva de futuro, possibilitando novos modelos de negócios;
  • Otimiza o desempenho da equipe de colaboradores;
  • Traz novos e melhores resultados para a empresa.

Ainda tem alguma dúvida sobre o que é Gestão do Conhecimento e como ela pode trazer benefícios para o seu negócio? Então deixe o seu comentário para que possamos ajudar!

Compartilhe:
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

2 comentários em “Gestão do conhecimento: como ela pode beneficiar a sua empresa?

Deixe um comentário