O que faz um Analista de Contas a Pagar e Receber?

O Analista de Contas a Pagar e Receber faz parte do quadro de funcionários da área Contábil e Financeira da empresa, sendo o responsável pelo caixa, notas fiscais e toda a rotina de entrada e saída de dinheiro da empresa.

Quais são as tarefas de um Analista de Contas a Pagar e Receber?

São diversas as funções dadas ao Analista. Desde o controle do budget, suporte à área financeira e contábil, lançamento de notas fiscais de entrada e saída em sistema informatizado e até mesmo à manutenção do relacionamento com os clientes e fornecedores da empresa. O Analista é a pessoa que verifica as diversas faturas entregues para a empresa, podendo trabalhar em um setor específico ou para a empresa no geral. Ele também emite cheques e realiza pagamentos bancários.

Software de gestão Empresarial

Quais são os requisitos para se candidatar a uma vaga?

Geralmente, diploma nas áreas de Administração, Contábil, Finanças ou Economia. E, dependendo da empresa, alguns conhecimentos são considerados diferenciais:

– Proximidade do profissional com o mercado em que a empresa atua, possibilitando maior compreensão do cenário e das tomadas de decisão, como realizar algum investimento e até mesmo recuo para evitar grandes perdas. Além disso, por ser o responsável pelas contas, possui também um conhecimento sobre a área em que a empresa atua, o profissional tem a possibilidade de gerir melhor as finanças empresariais prevendo possíveis oscilações no mercado, sazonalidades e até mesmo identificar boas oportunidades de negócios.

– Conhecimento em internet e softwares de gestão empresarial que facilitem e modernizem a empresa, como o jFinanças, produto da Cenize, que oferece controle de receitas e despesas, preve o fluxo de caixa e permite a programação de contas a pagar e receber.

Embora muitas empresas ainda utilizem planilhas de contas a pagar e receber, a maioria já entende a importância de um sistema automatizado e que interligue todos os departamentos. Conheça o software da Cenize e fique por dentro das novidades do mercado!

Compartilhe:
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn