aceleradoras-startups

O que são aceleradoras startups? Como elas auxiliam empresas?

Nos últimos anos houve um crescimento exponencial de empreendedores que abandonaram os seus empregos ou venderam suas partes em suas companhias e decidiram começar uma startup. Esse cenário fez com que cada vez mais recursos voltados para o desenvolvimento e estruturação de startups fossem criados. Por este motivo, os olhos de investidores do mundo inteiro se voltassem para esse mercado que está em ascensão.

Investidores anjos, incubadoras e aceleradoras de empresas são um dos principais meios que organizações utilizam para fazer uma triagem entre novos negócios promissores em que possam investir. Para investir eles utilizam como pré-requisitos: um grande potencial de crescimento e um produto inovador no mercado, principalmente, se houver uma forte ligação com a tecnologia.

Certamente você já deve ter ouvido falar sobre aceleradoras startups ou de novas empresas, por isso, no post de hoje, iremos esclarecer o que de fato elas são e como podem auxiliar no desenvolvimento de uma empresa em sua fase inicial. Acompanhe:

Aceleradoras startups: conheça o sistema

Uma aceleradora é um sistema de investimento que se originou no Vale do Silício (EUA), onde há um foco específico em novas empresas ou ideias centradas no setor tecnológico e que possuam um alto potencial de crescimento. A intenção é fornecer toda a estrutura necessária para que a startup possa começar a gerar lucro.

Uma aceleradora startup possui características semelhantes às de uma incubadora de empresas, tais como:

  • Ambas fornecem apoio para novos empreendedores;
  • Ambas visam auxiliar a empresa em sua fase inicial até que ela possa caminhar sozinha;
  • Ambas têm como foco empreendimentos inovadores no mercado, especialmente, aqueles ligados ao setor tecnológico;
  • Ambas possuem um competitivo processo seletivo.

Entretanto, existem grandes diferenças no processo de auxílio e no modelo de negócios que uma aceleradora irá oferecer a uma startup.

Quais são as diferenças entre uma aceleradora e uma incubadora?

  • As aceleradoras startups são organizações com fins lucrativos, diferente das incubadoras, que são sustentadas através de outras instituições;
  • Uma aceleradora irá fornecer investimentos que podem variar entre R$ 20 mil a R$ 100 mil, enquanto uma incubadora não investe capital;
  • A aceleradora tem como foco a otimização da gestão dos negócios fornecendo mentores, suporte e networking. A incubadora tem como foco a infraestrutura e o espaço físico;
  • A aceleradora recebe como pagamento um percentual de participação acionária da startup. A incubadora recebe pagamento de taxas relacionadas a serviços prestados à empresa.

Como aceleradoras startups podem auxiliar no processo de crescimento da empresa?

Uma aceleradora tem um papel fundamental na existência de um novo modelo de negócios. Ela tem o potencial de elevá-lo a um novo patamar transformando todas as ideias que estão no papel em projetos concretos. Além de investir significativamente com capital, a aceleradora fornece todo o suporte necessário com ajuda de mentores e profissionais experientes. Estes profissionais assessoram a startup em cada mínimo detalhe de sua fase inicial. Vale ressaltar também que a aceleradora está disposta a correr riscos pela startup, consequentemente, podendo investir em um negócio que pode acabar não dando certo.

Quais os modelos de negócio mais promissores para aceleradoras startups?

Nos últimos cinco anos, mais de 40 aceleradoras especializadas em investimento de startups surgiram no Brasil e os números tendem apenas a crescer. Isso se deve ao crescimento exponencial de novos mercados que a tecnologia tem explorado, atualmente, fazendo com que as aceleradoras tenham como foco de seus investimentos negócios voltado principalmente para o setor tecnológico, como:

  • Desenvolvedores de aplicativos para mobile;
  • Desenvolvedores de jogos;
  • Designer gráfico, web designers emotion designers;
  • Programadores;
  • Profissionais da área de TI;
  • Profissionais especializados em Cloud Computing;
  • Entre outras áreas relacionadas com a tecnologia.

Você acredita que uma aceleradora possui uma papel importante na história de uma startup? Dê a sua opinião sobre o assunto deixando o seu comentário!

Compartilhe
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Deixe uma resposta