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Organização da mesa de trabalho: como melhorar sua produtividade

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Não tem como escapar, uma vida profissional desorganizada reflete diretamente na nossa mesa de trabalho: papéis para todos os lados, várias revistas e pastas amontadas, xícaras de café sujas, cabos embolados, cartões de visitas para todos os lados e nunca achamos uma caneta quando precisamos de uma.

Isso porque os nossos ambientes são reflexo direto da organização de nossas mentes. E, assim como mentes organizadas vivem em ambientes organizados, a organização da mesa de trabalho pode ser o primeiro passo para diminuir nossa ansiedade e estresse. Faz com que você perca menos tempo com retrabalho, buscando coisas e papéis importantes e, consequentemente, aumentando a produtividade.

Acompanhe as discas que trouxemos no artigo de hoje e boa faxina!

6 dicas de organização da mesa de trabalho

Conseguir criar rotinas eficientes para o seus dia a dia no trabalho é o primeiro passo para tomar controle do caos que pode ter se tornado o ambiente de trabalho.

1. Jogue tudo o que não for útil fora

Nada que não é funcional deve estar em cima de nossa mesa de trabalho. Tire uma tarde apenas para organizar cada um dos itens a seguir: papéis, cartões de visita, cadernos antigos, revistas e catálogos, cabos e fones de ouvido, eletrônicos quebrados, lanchinhos, canetas sem tintas. Jogue fora o que for lixo (recicle, sempre!), separe itens para doar e para levar para casa.

2. Limpeza!

Quando foi a última vez que você limpou sua mesa de trabalho? Retire tudo de cima dela e passe um pano com álcool em gel. Se for necessário, uma esponja com detergente neutro remove sujeiras mais persistentes. Troque os lixos e substituía os sacos.

3. Hora de visitar uma loja de suprimentos para escritório

Faça uma lista de tudo o que você precisa para trabalhar confortavelmente: canetas e lápis, borrachas, marca-texto, clips, um caderno, um bloco de notas, post-its e um porta-caneta.

Revise os materiais que precisam ser trocados, como fones de ouvido e mouses. Adquira produtos ergonômicos, como um suporte para notebook e um bom mouse pad, com apoio para o pulso. Compre um porta cartões de visitas e pequenas caixas para servirem de porta-trecos em cima da mesa.

4. Louças e decoração para a sua mesa

Além do material de escritório, é importante montar seu kit de louças: compre uma caneta bem bonita e personalize-a. Tendo uma única caneca só sua você vai criar o hábito de usar apernas ela e nenhuma outra. Além da caneca, vale a pena investir em uma moringa de mesa, daquelas que mantém a água fresca e ainda possuem um pequeno copo acoplado. Se você costuma trazer marmita para o escritório, compre um conjunto portátil de talheres, além de um kit de pasta, fio dental e escova de dente!

Também vai tornar o seu ambiente de trabalho muito mais agradável personaliza-lo com a sua cara: traga uma plantinha de casa, um porta-retratos com as fotos de quem você ama, um plantinha delicada e fácil de cuidar, um toy art do seu filme preferido.

5. Organize uma agenda – de papel!

Se você não tem uma pequena agenda de papel que caiba na bolsa ou na mochila, pare tudo o que você está fazendo e compre uma agora!

A agenda de papel é muito mais eficiente para pessoas com um a tendência à desorganização. Anote em cada dia os compromissos marcados, as tarefas a serem feitas, além disso, ajuda bastante criar uma lista de tarefas com um quadradinho para que você possa “ticar” o que já foi feito.

6. Crie uma rotina fixa para guando chegar no escritório e antes de ir embora

Em uma folha da sua agenda separe em uma lista sua rotina para quando chegar ao escritório. Um exemplo dessa rotina pode ser:

Horário de chegada ao escritório: 8hs

  • Encher a moringa;
  • Fazer um café;
  • Ler os compromissos do dia na agenda;
  • Ler os e-mails e responder todos que esperam seu retorno;
  • Fazer ligações importantes;
  • Começar as atividades do dia marcadas na agenda.

O mesmo para a rotina na hora de ir embora:

  • Montar a agenda do dia seguinte com as atividades listadas;
  • Colocar post-its de lembretes importantes;
  • Esvaziar o lixo e lavar a xícara de café;
  • Regar a plantinha;
  • Guardar lanchinhos não comidos na geladeira;
  • Desligar o computador (sempre!) e apagar as luzes.

Saída do escritório: 17h

Você sabe de outra dica bacana que pode ajudar na organização da mesa de trabalho? Compartilhe conosco nos comentários!

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Um comentário em “Organização da mesa de trabalho: como melhorar sua produtividade

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