Organização é fundamental para administrar

Organização é fundamental para administrar contas a pagar e receber

Organização é fundamental para administrar

Quem tem que cuidar do orçamento familiar sabe bem como é fácil perder o controle das finanças domésticas caso não se tenha uma especial atenção ao calendário de contas a pagar. O fato é que no ambiente doméstico, muita gente se atrapalha para administrar contas de luz, água, cartão de crédito, IPTU, entre várias outras, e casar o pagamento de todas essas despesas com o dia de recebimento do salário. Num ambiente corporativo, em que essas obrigações são muito mais numerosas, as dificuldades são ainda maiores.

Conciliar pagamentos aos fornecedores, funcionários, impostos e várias outras obrigações com o fluxo de dinheiro proporcionado pelas vendas e recebido em prazos fracionados, pois os clientes podem optar por quitar suas obrigações em prazos diferentes, pode ser desafiador sem os instrumentos adequados.

Gerenciar contas a pagar e receber na ponta do lápis, com uma caderneta, pode até ser possível, mas com certeza dificulta um trabalho que é de fundamental importância para o sucesso de uma empresa. Nessas horas, o uso de uma planilha eletrônica ou de um software especializado na gestão de finanças empresariais pode praticamente automatizar o processo, reduzindo a possibilidade de erros e economizando o tempo dos gestores da empresa, que podem assim dedicar seu tempo a outras atividades.

Uma das tarefas fundamentais para uma empresa é gerenciar , porém a sua simplicidade pode enganar, e dificuldades podem surgir à medida que a empresa começa a crescer.

Quando o empresário ainda está no início de suas atividades, é comum tratar as finanças do empreendimento de uma maneira mais informal – afinal, ainda são poucos clientes, poucos fornecedores, e a sensação é que é possível resolver tudo com anotações improvisadas. Adotar um software para gerir as contas desde o começo da vida da empresa pode evitar muitos problemas no futuro.

Compartilhe
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn