Pagamento a prazo sem perder o controle financeiro

Pagamento a prazo sem controle financeiroO fim de ano é a época mais esperada pelo comércio, quando as vendas atingem o seu auge. Na briga por vender mais do que a concorrência, as empresas oferecem descontos e condições especiais de pagamento para seus clientes, como o parcelamento das compras.
Oferecer o pagamento a prazo é uma estratégia importante para diversos setores. No entanto, o empresário precisa tomar alguns cuidados para não perder o controle financeiro. O maior risco é ficar com a conta bancária no vermelho por causa do desencontro entre os recebimentos e os pagamentos aos fornecedores.
A primeira medida é usar uma planilha de controle financeiro para acompanhar de perto os prazos de contas a pagar e a receber. Na planilha, insira as despesas fixas e variáveis, com a descrição de cada item, o valor e a data de vencimento. Coloque também os recebimentos, com o mesmo nível descritivo.
Por causa das vendas a prazo, é bastante comum um negócio fechar o mês com lucro, mas passar alguns dias com a conta bancária negativa. Comparando as colunas de contas a pagar e a receber na sua planilha de controle financeiro, você saberá a cada dia do mês como estará a sua conta bancária. Este é o fluxo de caixa da sua empresa.
Uma vez que o planejamento financeiro está detalhado, o administrador da empresa poderá entender melhor qual o prazo de pagamento poderá oferecer para os clientes. As empresas que estão preparadas e têm dinheiro em caixa podem permitir que os clientes parcelem as suas compras em alguns meses.
Dependendo do segmento é muito comum o mercado oferecer parcelamentos em 30 e 60 vezes. Algumas lojas permitem o parcelamento em até 90 dias e 120 dias. Outras dão 30 dias para o cliente começar a pagar.
Se a sua empresa não tem caixa para oferecer um prazo tão longo, tente negociar o parcelamento também com os seus fornecedores. Assim, você poderá tentar equilibrar suas contas sem entrar no vermelho. O importante é manter o controle financeiro ao oferecer condições melhores para os seus clientes.

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