Pague impostos em dia com ajuda da planilha de contas a pagar e a receber

Pague impostos em dia com ajuda da planilha de contas

A elevada carga tributária do Brasil é uma reclamação frequente dos empresários. Além disso, cada imposto tem uma data diferente de pagamento, o que torna a administração da agenda tributária da empresa algo complexo.

Uma forma de manter os impostos sempre em dia é listá-los em uma planilha de contas a pagar e a receber, ou seja, o fluxo de caixa da sua empresa. Sempre que receber um boleto do seu contador, programe o pagamento nesta planilha, que servirá de alerta para não perder a data de vencimento.

Mesmo para as empresas que fazem parte do Simples Nacional, existem pelo menos dois impostos a serem quitados. O primeiro é o próprio SIMPLES, que substituiu todas as alíquotas pagas por empresas que não podem ser enquadradas nesse modelo tributário mais simplificado. O segundo é o GPS (ou Guia da Previdência Social), repassado para o INSS (Instituto Nacional da Seguridade Social) e cobre a seguridade dos funcionários e dos administradores que recebem pró-labore. As empresas com funcionários também devem pagar o FGTS, que é o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço.

As empresas que não se enquadram no Simples Nacional porque têm faturamento anual acima de R$ 3,6 milhões, ou porque exercem uma atividade não aceita no sistema, têm uma agenda tributária ainda mais complicada.

Essas companhias precisam pagar, separadamente, o Imposto de Renda das Pessoas Jurídicas – IRPJ, a Contribuição Social sobre o Lucro Líquido – CSLL, o PIS/PASEP, a Contribuição para Financiamento da Seguridade Social – COFINS e o Imposto sobre Produtos Industrializados – IPI. Esta é a lista dos impostos federais.

Resta ainda o pagamento de ICMS, para o Estado, e de ISS, para o município, embora alguns setores sejam isentos de uma das duas.

E, também não se esqueça das contribuições destinadas ao SESC, SESI, SENAI, SENAC, SEBRAE, Salário-Educação e contribuição aos sindicatos patronais.

Para cumprir com todas essas obrigações tributárias sem perder as datas de vencimento, conte com a ajuda de uma planilha de contas a pagar e a receber. Assim, você evita multas e punições e fica em dia com o fisco.

Compartilhe:
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn