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Parceria empresarial. Vantagens e desvantagens!

Atualmente, não é incomum firmar parceria empresarial entre empresas que competem pelo mesmo mercado ou que comercializam produtos que se complementam de alguma forma.

O que há pouco mais de uma década sequer poderia ser cogitado, hoje em dia é visto como uma estratégia comercial que oferece grande potencial de crescimento para as partes envolvidas.

Parceria empresarial acontece geralmente quando duas empresas concorrentes decidem se unir, compartilhando seus pontos fortes com o intuito de otimizar seu desenvolvimento, atrair novos públicos e melhorar seus resultados.

A princípio a ideia de estabelecer uma parceria empresarial parece muito promissora. Afinal, é uma possibilidade de encarar novos mercados sem a necessidade de fazer grandes investimentos, enfrentando riscos substancialmente reduzidos. Mas será que parcerias empresariais têm somente benefícios a oferecer?

Continue lendo para conferir!

Principais vantagens em estabelecer parceria empresarial

O aumento do poder de alcance da empresa

É evidente que, ao realizar parceria com uma empresa e efetuar campanhas e ações publicitárias conjuntas para promover a união das marcas, o poder de alcance será duplicado para ambas as partes.

Além do fato de que o custo para desenvolver essa estratégia de divulgação é muito mais baixo do que se a parceria não existisse.

A redução de custos com fornecedores

Se uma empresa passa a alcançar um número muito maior de clientes por conta da parceria empresarial, seu índice de vendas também vai aumentar. Consequentemente, ela aumentará a produção e precisará comprar mais matéria-prima ou produtos.

Á medida que se compra mais, surgem novas possibilidades de negociação com os fornecedores, principalmente quando se trata de compras em atacado.

A otimização de tarefas e processos operacionais

Em parcerias empresariais nas quais também se compartilham os processos de produção e gestão, as tarefas operacionais cotidianas são realizadas em metade do tempo e a produtividade das empresas envolvidas na parceria é otimizada.

A possibilidade de oferecer melhores preços para o cliente

Com uma drástica redução de custos e um grande aumento nas vendas, é possível oferecer melhores preços para seus clientes, além de promoções e ofertas irrecusáveis.

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Possíveis desvantagens em estabelecer uma parceria empresarial

A divergência de qualidade no produto oferecido

É preciso considerar a possibilidade que apesar das empresas comercializarem o mesmo produto, pode existir uma grande diferença na qualidade apresentada.

Aliar-se a uma marca que fornece um produto de qualidade inferior aos seus clientes pode ser um grande equívoco, capaz de trazer resultados opostos ao que se espera, como publicidade negativa por exemplo.

Como evitar?

A melhor forma de se evitar esse tipo de problema é efetuar um processo seletivo minucioso e exigente na hora de decidir quais as empresas são compatíveis com a sua. Além, é claro, de analisar quais oferecerem mais vantagens e menos desvantagens.

Observe, também, os processos administrativos internos e escolha aquela que tem práticas e ideais compatíveis com as suas. Isso favorece um alinhamento do resultado final e uma maior qualidade dos produtos e serviços que impactam na sua marca.

Firmar uma parceria sem pesquisar sobre a outra empresa pode colocar seu negócio em sérias complicações.

As complicações ideológicas e conflitos com o público

Na era das redes sociais, qualquer ação positiva que uma empresa efetue, certamente, não possui o mesmo alcance entre os usuários do que uma ação negativa. Além disso, o consumidor moderno não é focado apenas no produto comercializado pela empresa, mas também por seus valores e ideologias.

Firmar parceria com uma empresa que não possui os mesmos valores morais, éticos e ideológicos que a sua pode trazer grandes complicações para a imagem de seu negócio. Principalmente se a outra empresa se envolver em questões polêmicas.

Como evitar?

Mais uma vez é preciso pesquisar com muito cuidado sobre todo o histórico da empresa que você pretende fazer uma parceria empresarial. Dê preferência para empresas que têm valores alinhados aos da sua.

Quais os tipos mais comuns de parcerias empresariais?

Existem diversas formas de se efetuar uma parceria empresarial, dentre elas, as mais conhecidas são:

1. Incubação de empresas

Uma das melhores alternativas para negócios que estão iniciando suas atividades no mercado, mas que ainda não possuem experiência o suficiente para lidar com os desafios que um empreendimento oferece. Além de abrir inúmeras possibilidades para parcerias com empresas, fornecedores e investidores.

2. Terceirização de atividades

A terceirização de serviço é uma tendência que tem crescido muito, por conta de suas vantagens. Ela:

  • Reduz custos;
  • Elimina processos burocráticos;
  • Alivia as tarefas operacionais da empresa;
  • Aumenta sua produtividade;
  • Gera empregos;
  • É financeiramente viável para ambas as partes.

Seja qual for a forma de parceria a escolher, é importante que se estude bastante as vantagens e possíveis desvantagens e que a escolha da melhor forma de parceria seja feita observando o perfil e as necessidades de sua empresa.

Assim, optar pelas parcerias é garantia de sucesso!

Sua empresa já põe em prática as parcerias? Deixe um comentário e compartilhe sua experiência conosco!

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3 comentários em “Parceria empresarial. Vantagens e desvantagens!

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