Planeja abrir uma empresa? Dicas para cuidar do planejamento financeiro

Planeja abrir uma empresa? Dicas para cuidar do planejamento financeiro

Abrir o próprio negócio é um sonho de muitos, porém os desafios que esse tipo de empreitada envolve podem desanimar muita gente. Por isso, antes de largar o emprego e correr atrás desse sonho, é preciso saber com exatidão os passos necessários para que o sucesso seja alcançado.

Planejamento é a palavra-chave e o planejamento financeiro é uma das etapas mais importantes para que o empreendedor evite complicações com dívidas por causa do seu empreendimento.

 

De forma geral, planejamento nada mais é do que definir, com antecedência, os passos que você precisa seguir para fazer com que sua empresa seja bem sucedida. O planejamento financeiro engloba todas as atividades que precisarão ser desenvolvidas no seu negócio, pois cada decisão tomada irá impactar, positivamente ou negativamente, no seu caixa. Por isso, fique atento a alguns fatores e não perca o controle financeiro de sua empresa!

Quanto dinheiro você vai precisar investir para abrir o negócio?

É importante que essa conta não inclua somente gastos iniciais, como a compra de equipamentos ou a contratação de funcionários, mas a sua própria renda. Quanto tempo a empresa vai levar para gerar lucro? É recomendável que você tenha uma reserva de recursos com a qual você possa se sustentar enquanto o negócio não cobre suas despesas pessoais.

 

Faça uma estimativa realista das suas fontes de receita nos primeiros meses da empresa, pois de nada adianta um planejamento financeiro que não reflete o que realmente se passa com o seu negócio. Revise seus planos se você perceber que alguma previsão feita anteriormente, por algum motivo, não está se concretizando.

Planejamento é uma atividade que precisa ser feita constantemente para que tudo o que acontece no dia a dia seja incorporado aos seus objetivos. O controle financeiro é fundamental para o empreendedor, especialmente no começo da vida de uma empresa, quando qualquer erro pode significar grandes prejuízos.

 

Compartilhe
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn