Planeje os presentes de Natal e economize!

Cenize_Planeje os presentes de Natal2013 voou e, acredite ou não, faltam apenas alguns dias para o Natal. Os shoppings estão tomados por Papai Noéis, luzinhas de tons verde e vermelho. E, consequentemente, os preços no comércio também entraram no padrão natalino. Se todo mundo sabe que tudo fica mais caro à medida que as festas de final de ano se aproximam, por que será que insistimos em deixar a compra dos presentes sempre para última hora?

Hoje, vamos trazer algumas dicas para ajudá-los nas compras natalinas e, consequentemente, economizar.

Use a internet como aliada!

O e-commerce brasileiro cresce ano após ano, mas muita gente ainda tem receio de surfar nessa onda. Esqueça o medo de não receber as encomendas a tempo! Porém tome cuidado para não comprar os presentes em cima da hora. Ao comprar antecipadamente, não tem erro. O número de entregas é menor do que na véspera das festas.

A facilidade de comparação de preços é uma das principais vantagens de comprar online. E você nem precisa navegar site por site para pesquisar quanto os produtos custam. Há uma infinidade de portais que fazem essa comparação automaticamente para você, como o Buscapé e o Bondfaro. Já experimentou?

Outro benefício concedido a quem compra online é a possibilidade de devolução do produto, mesmo se ele não vier com defeito, no prazo de até uma semana após o recebimento da mercadoria. Caso você não goste do produto ou acabe mudando de ideia, basta contatar o SAC da empresa e enviar o produto pelo Correio para, então, poder trocar por qualquer outra mercadoria da loja.

E, no pior dos casos, caso haja necessidade de fazer alguma reclamação no Procon, isso fica até mais fácil pela internet do que se você tiver feito a compra numa loja física. O órgão de proteção ao consumidor disponibiliza um canal online exclusivo para quem faz compras pela web. Conheça aqui.

Planeje suas compras!

Planejamento é fundamental até na hora de comprar presentes. Antes de sair às compras, construa uma espécie de sistema de gestão, que será executado em etapas. A primeira é fazer uma lista de todas as pessoas que você pretende presentear até o Natal. Inclua também eventuais presentes de amigo secreto, mesmo que o sorteio ainda não tenha acontecido.

Feita a lista, a segunda etapa é estipular uma meta máxima de gastos para cada uma das pessoas. Caso você tenha se planejado com antecipação poderá poupar dinheiro em outubro, novembro e dezembro. Tente ao máximo não jogar parcelas para dentro de 2014, para já não começar o ano com dívidas.

Cenize_Planejar os presentes de NatalNão ceda à tentação dos lançamentos!

Especialmente quem é louco por eletrônicos e videogames conta com uma oferta enorme de produtos novos lançados especialmente para o Natal. A dica aqui é aguentar firme e esperar para comprar depois que essa época passar, de preferência no comecinho de janeiro. É impressionante como os preços caem depois das festas de fim de ano! Muitas lojas, inclusive, fazem um saldão especial para essa época.

Uma boa dica é presentear a pessoa com uma lembrancinha junto a um “vale presente” criativo, que será entregue somente no ano que vem. Pode não parecer, mas isso pode ajudar a economizar bastante, especialmente naqueles produtos que custem mais caro.

Prefira peças de coleções antigas!

Especialmente para as mulheres, a roupa e o sapato para usar na Ceia e depois na Virada é outra preocupação que pode pesar bastante no bolso. A dica também é antecipar essa compra, já que as lojas de roupas e acessórios também aproveitam a onda das festas de fim de ano para aumentar os preços e lançar novas coleções.

Uma boa dica é buscar itens de coleções anteriores que costumam ser vendidos a preços bem mais acessíveis. A internet também ajuda aqui. Muitas confecções (Hering, Hope e Dafiti são alguns exemplos) possuem uma área de “Promoções” ou “Outlet” em seus sites, apresentando itens de coleções passadas com descontos.

Outra boa ideia é procurar sites de compras coletivas (como Privalia e Grupon), que também oferecem ótimos produtos a preços convidativos. Vale muito a pena pesquisar, mas também não vale deixar para última hora, já que as entregas podem vir a demorar um pouco mais do que o normal.

Compartilhe:
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn