Planilha de controle financeiro ajuda a organizar reforma de casa

planilha de controle financeiroReformar a casa exige planejamento. O primeiro passo é fazer um projeto e um orçamento. É recomendável também economizar o valor a ser gasto antes do início da obra. E estar preparado para as despesas extras que irão surgir.

Para fazer esse planejamento e organizar os gastos em detalhes, uma planilha de controle financeiro pode ajudar. Durante a obra, a planilha também será útil para o acompanhamento do que já foi feito e gasto e o que ainda está por vir.

Antes de começar o quebra-quebra em casa, faça uma reserva financeira. Separe uma parte de seu salário durante alguns meses para que essa economia seja feita sem muito esforço. O valor que será destinado à obra deve ser incluído no seu orçamento mensal durante esse período.

As despesas que envolvem uma reforma geralmente são: mão de obra, material e decoração. Ao considerar a mão de obra, lembre-se que uma grande obra incluiu arquiteto para criar o projeto, empreiteiro para acompanhar e chefiar o andamento do trabalho, pedreiro, marceneiro, eletricista, encanador e pintor. Um designer de interiores também poderá ser contratado para a decoração.

Procure também cotar os preços em diversas lojas de materiais e de decoração. O esforço e o tempo gasto com a pesquisa podem compensar com uma economia no gasto de material. Saiba também a quantidade necessária de cada para evitar desperdícios.

Converse com arquiteto ou mestre de obras para saber quais são as eventualidades que podem surgir ao longo da reforma e reserve, pelo menos, 15% do orçamento total da obra para gastos extras.

Verifique o estado do encanamento e da rede elétrica, assim você saberá de início se há ou não necessidade de trocar esses sistemas e não terá que se preocupar com isso durante a obra. Também é importante fazer uma avaliação do local para ter certeza que você não pretende derrubar paredes onde existam colunas essenciais para a sustentação da construção.

Para que você consiga organizar os gastos de sua reforma de maneira prática e sem dores de cabeça, a Cenize criou a ferramenta jFinanças Pessoal. Nela você pode gerar uma planilha de controle financeiro e, assim, prever e acompanhar todos os gastos que serão feitos, evitando surpresas.

 

Compartilhe
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn