Planilha de gastos ajuda no planejamento financeiro de 2014

Planilha de gastos ajuda no planejamentoSe você ficou surpreso com o aumento de gastos da sua empresa neste final de ano é sinal de que faltou planejamento nos últimos meses para as despesas extras de dezembro. É nesse período que o empresário deve pagar o 13º salário dos funcionários, brindes para os clientes, festas e cestas de Natal para a equipe. Para arcar com essas contas extras sem pesar no caixa da empresa, é preciso planejamento ao longo do ano.

Para muitos setores, o último trimestre também é o de maior movimento e pico de faturamento do ano, como é o caso do varejo. Mas não são todos que podem aproveitar a sazonalidade do negócio para pagar as despesas extras de dezembro.

Uma dica dos especialistas em administração é planejar ao longo do ano a época de Natal. Uma planilha de gastos pode ajudar nessa programação. A empresa pode se basear nas despesas do ano anterior, detalhadas na planilha, para prever o que precisará desembolsar no fim do ano.

A planilha também deve ser usada para projetar os gastos do futuro e, assim, fazer uma previsão de fluxo de caixa. Basta inserir todas as despesas e as receitas que já são previstas para os meses seguintes.

Planilha de gastos ajuda no planejamento

Uma vez detalhadas quais são as despesas do final do ano na sua planilha de gastos, comece a fazer uma reserva de caixa para pagá-las. A cada mês, aplique o valor equivalente a um doze avos das despesas extras de dezembro. Assim, quando chegar essa época de maior desembolso, o dinheiro já estará reservado.

Se você ou o responsável financeiro pela sua empresa não fizeram essa programação ainda, uma dica é já começar a preparar esse planejamento para o próximo ano.

Liste todas as despesas extras que teve este ano na sua planilha de gastos e comece a fazer a sua reserva financeira já em janeiro de 2014. Você também pode incluir nesta conta outros gastos que ocorrem uma vez por ano, como as férias dos funcionários.

Com planejamento e uma planilha de gastos, o controle financeiro da sua empresa será muito mais eficiente.

Compartilhe
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn