Planilha de gastos ajuda sua empresa a conter despesas

Planilha de gastos ajuda sua empresa a conter despesas

Planilha de gastos ajuda sua empresa a conter despesasQuanto sua empresa gasta por mês com fornecedores? Qual o peso da folha de pagamentos no total das despesas? Qual o custo para manter em funcionamento o departamento de marketing?

São perguntas difíceis de serem respondidas se não houver uma preocupação com o registro das despesas da empresa, porém este problema pode facilmente ser equacionado com uma planilha de gastos.

A planilha de gastos nada mais é do que um instrumento eletrônico que registra e classifica as despesas efetuadas pela empresa. Com ela, é possível não apenas ver o total das despesas, mas também gerar uma série de relatórios que permita uma análise mais detalhada das finanças da companhia, tais como: gastos totais por mês, trimestre ou ano, despesas de cada setor da empresa, evolução dos gastos ao longo do tempo, entre vários outros recortes possíveis.

Esse tipo de controle pode ser feito tanto por planilhas eletrônicas comuns até por softwares específicos para o gerenciamento de finanças empresariais. Programas desenvolvidos especialmente para empresas costumam oferecer mais facilidade no uso, pois incluem modelos prontos de planilhas de gastos que podem ser usados mesmo por pessoas com menos familiaridade com esse tipo de ferramenta.

Conhecer em detalhes as despesas da empresa pode proporcionar vários benefícios, como facilitar a identificação de gastos que podem ser cortados ou mesmo a definição de preços que precisam ser cobrados dos clientes para que a receita gerada cubra os custos incorridos.

Para um profissional autônomo ou um microempresário, pode parecer mais simples fazer esse tipo de acompanhamento de um jeito informal, por exemplo, olhando diretamente no extrato bancário, mas à medida que a empresa cresce, o uso de uma ferramenta profissional se torna imprescindível.

Isso porque fazer todas essas contas na ponta do lápis ou por meio de controles informais dificulta enormemente uma atividade que pode ser feita de maneira simples e rápida com uma planilha de gastos.

Compartilhe
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn