Planilha de gastos de empresas ajuda a evitar descontrole com pequenas despesas

planilha de gastosNo dia-a-dia das empresas, ocorrem pequenos gastos que muitas vezes não estão previstos. Não é incomum uma despesa com transporte de um funcionário, um almoço com um cliente, a necessidade de imprimir um material de divulgação ou até mesmo a contratação de um serviço de courrier para entrega de documentos.

Todos esses gastos citados são pequenas despesas que muitas vezes passam despercebidas no balanço mensal. Somadas, porém, podem fazer uma grande diferença no orçamento mensal.

Ao deixar de contabilizar esses pequenos gastos, pode haver no fim do mês um descompasso entre os gastos listados e o efetivamente realizado. O resultado se refletirá no fluxo de caixa e no saldo da conta bancária da empresa.

Para evitar esse tipo de descontrole financeiro, que pode começar pequeno mas se torna uma bola de neve, sua empresa deve utilizar uma planilha de gastos e ter a disciplina de listar nesta planilha todas as despesas, sem exceção. Até mesmo uma fotocópia que custe centavos deve ser contabilizada.

Para tornar esse processo de contabilização dos gastos de uma empresa mais simples e eficiente, existem diversos softwares que podem facilitar sua vida. Um que recomendo é o  jFinanças Empresas, porém há diversos software no mercado que cumprem esta função.

Com a planilha de gastos, você terá o controle das finanças da sua companhia e poderá verificar se os dados estão compatíveis com os exibidos na conta corrente e no fluxo de caixa da empresa.

Muitas vezes, ao somar as pequenas despesas do dia-a-dia, o administrador também verá o quanto esses gastos pesam no balanço total e onde poderá ser reduzido.

Além disso, o responsável pelo controle financeiro poderá calcular, em média, quanto se gasta por mês em despesas extras. Assim, no começo de cada mês, poderá deixar uma reserva para gastos extraordinários ou a caixinha das pequenas contas.

 

Compartilhe
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn