Planilha de Gastos: do Excel aos Softwares Financeiros

Existem diversas maneiras de controlar o fluxo financeiro de uma empresa, desde a criação de planilhas no Excel até o uso de softwares financeiros. Embora usar o Excel seja uma solução barata a curto prazo, o uso do mesmo pode gerar problemas conforme o crescimento da empresa.

Isso porque o responsável pelo setor administrativo da empresa precisará criar as planilhas do zero, suas linhas, colunas e fórmulas. Além disso, precisará colocar de um lado os gastos e contas a pagar e do outro as contas a receber e previsão de receitas futuras. Todas essas entradas devem ser registradas dia a dia para criar o fluxo de caixa.

Controle financeiro

Para o fechamento do mês, dos resultados do trimestre e do ano, deve ser feita uma nova planilha de gastos. Quando aumentamos o número de colaboradores da área, esses arquivos precisam estar salvos na rede da empresa e é necessário que haja boa comunicação entre a equipe para que as pessoas não usem o mesmo arquivo simultaneamente e não acabem subscrevendo o trabalho do outro.

Software de gestão Empresarial

Software de gestão financeira

Os softwares financeiros são muito mais simples de usar, não exigem conhecimento técnico avançado e facilitam o trabalho da equipe que não precisará criar a estrutura da planilha, sobrando tempo para o mais importante: administrar as contas da empresa.

No caso do Sage Start, o programa já oferece diversas opções de uso, como: controlar fluxo de caixa, contas a pagar e a receber, emissão de boletos e relatórios dinâmicos para melhor gestão da sua empresa ou loja.

Além disso, softwares financeiros podem ser sincronizados com a conta bancária da sua empresa, através do Internet Banking. Com isso, mesmo que você esqueça de registrar um gasto, o software reconhecerá pelo seu extrato bancário que aquele valor saiu da conta, a data em que o pagamento foi feito e quem foi o beneficiário.

Por isso, se você busca aumentar a eficiência administrativa da sua empresa e manter a sua planilha de gastos atualizada de forma confiável, o melhor é optar por um software financeiro.

Compartilhe:
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn