Planilha de Gastos Evita Descontrole Financeiro

Planilha de Gastos Evita Descontrole Financeiro

Compartilhe:
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Planilha de Gastos Evita Descontrole Financeiro

As pessoas que chegam no final do mês e se surpreendem com o tamanho da conta do cartão de crédito podem entender a falta que faz uma planilha de gastos: basta que pequenas despesas diárias se acumulem ao longo de um certo período de tempo para que, no final, se forme uma bola de neve.

Em tese, o descontrole no uso do cartão de crédito não deveria ser uma tarefa complicada. Uma saída possível seria registrar periodicamente as despesas efetuadas, para que se possa fazer um acompanhamento de quanto dinheiro está sendo gasto dia após dia. Na prática, porém, a realidade é outra, e poucos têm essa disciplina com suas finanças.

O mesmo acontece com uma empresa: sem uma planilha de gastos, o administrador pode se ver surpreendido quando a fatura de um fornecedor é apresentada e o saldo na conta bancária é insuficiente para honrar o compromisso.

Existem vários instrumentos disponíveis hoje em dia para que as empresas mantenham uma planilha de custos, desde registros feitos em papel até o uso de programas de computador específicos para esse fim.

Quando mais simples a opção escolhida, porém, mais disciplina será necessária. Quem faz seus registros numa folha de papel sabe que a chance de uma única conta errada atrapalhar todo o processo é grande.

Softwares desenvolvidos para o controle de finanças empresariais normalmente automatizam grande parte dos procedimentos necessários para a elaboração de relatórios de gastos, por isso a possibilidade de erro é menor. Alguns oferecem inclusive a opção de se sincronizar extratos bancários com a planilha, facilitando um pouco mais a gestão das finanças da companhia e prevenindo o administrador de ser pego de surpresa por uma despesa extraordinária.

Compartilhe:
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn