Por que o planejamento financeiro é tão importante para a sua empresa

Compartilhe:
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

A gestão financeira envolve um conjunto de procedimentos que fazem parte do controle das finanças de uma empresa. O principal objetivo é buscar a melhoria dos resultados que são apresentados e elevar o valor do patrimônio através da geração de lucro líquido. Entretanto, é muito comum encontrar empresas que não conseguem planejar suas atividades financeiras e acabam sendo prejudicadas.

Por que fazer um planejamento financeiro?

Simples: fazer um controle adequado e assertivo dos lucros e despesas é uma das tarefas mais importantes na hora de fazer isso acontecer. Através do planejamento financeiro é possível identificar quais recursos estão disponíveis e obter uma base sólida para a tomada de decisão com relação a investimentos e projetos. Logo, ele é essencial para manter as finanças da empresa em dia!

Um exemplo prático e comum da falta de planejamento é quando o empresário decide investir na compra de máquinas e equipamentos, sem antes consultar como anda o recebimento das contas da empresa. O investimento foi feito através da identificação da necessidade, mas a garantia do pagamento desse investimento não foi verificada através da disponibilidade de verba para isso.

O papel do planejamento financeiro

O controle financeiro permite identificar, através de registros, quais são as entradas e saídas. Com isso, é possível elaborar demonstrativos financeiros, que geram indicadores e relatórios muito importantes no processo de tomada de decisões.

Entre as principais funções e resultados da análise financeira, podemos citar:

  • Organização dos registros e conferência dos documentos, bem como o seu controle;
  • Análise dos resultados financeiros oferecendo base para estabelecer planos de ação voltados para melhorias;
  • Análise, negociação, captação de recursos e aplicação dos recursos financeiros;
  • Análise e controle de concessão de crédito para clientes;
  • Controle de caixa através de controle de recebimentos e pagamentos.

Quais os riscos de não efetuar um planejamento?

A ausência de um controle financeiro podem causar alguns problemas, entre eles:

  • Não conseguir calcular o preço de venda corretamente, devido ao fato de não ter conhecimento sobre os custos e despesas;
  • Não conseguir determinar se a empresa está dando lucro ou prejuízo, uma vez que não há demonstrativo de resultados, ou ele é mal elaborado;
  • Não ter controle sobre os recebimentos, por falta de controle do movimento de caixa;
  • Não possuir um registro adequado de todas as transações, o que impede saber com exatidão qual é o valor dos estoques, não ter controle sobre as contas a receber e a pagar, não saber quais são as despesas fixas e financeiras;
  • Não conseguir administrar o capital de giro, por falta de controle e conhecimento do ciclo financeiro de cada operação;
  • Não saber o valor patrimonial da empresa, porque não é elaborado o balanço patrimonial;
  • Não ter controle sobre a retirada de pró-labore entre os sócios.

É comum que, quando um empreendedor abre o seu negócio (por mais organizado que ele seja), o controle financeiro seja feito de maneira informal. No entanto, à medida que a emprese se desenvolve e se estabelece no mercado, é necessário fazer o planejamento e controle financeiro adequados e que contemplem ações de curto, médio e longo prazo.

Afinal, com maior controle sobre suas operações financeiras, você estará mais bem amparado para tomar decisões que não prejudiquem o seu negócio, não é mesmo?

Então conte para a gente: como é feito o planejamento financeiro em sua empresa? Você já experimentou o jFinanças, nosso software de gestão financeira? Deixe seus comentários!

Compartilhe:
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Um comentário em “Por que o planejamento financeiro é tão importante para a sua empresa

Deixe uma resposta