financas-pessoais

Por que você precisa cuidar das finanças pessoais?

Muita gente acredita que para cuidar das suas finanças pessoais é preciso conhecimentos específicos de economia e até de informática. No entanto, com um simples caderno, um aplicativo ou mesmo com um software, é possível controlar o orçamento do mês e se livrar das dívidas e do estresse relacionado à falta de dinheiro.

Para controlar suas finanças, no entanto, dedicação e disciplina são essenciais. Quem não sabe quais são os gastos fixos do mês e não controla para onde vai seu dinheiro, acaba se desorganizando e geralmente gastando muito mais do que tem. A falta da administração das finanças pessoais costuma custar bem caro. E, sem raras exceções, quem não se planeja acaba se sentindo frustrado, cansado e até desmotivado, principalmente quando começa a ter dívidas. Se você não está convencido de que cuidar das suas finanças pessoais é realmente importante, vale a pena ler o post que elaboramos para você!

Realizar seus sonhos

Quem não sabe controlar as finanças, não pode reclamar que não tem dinheiro para realizar sues próprios sonhos. Não importa, se você quer viajar ou comprar um apartamento, é preciso avaliar quanto do seu orçamento você destina para realizar seu sonho e de dentro desse cálculo seu sonho tem “status” de prioridade.

Se você tem um projeto pessoal, precisa ter em mente quanto custa e quando vai realizá-lo para, então, reprogramar seu orçamento e poupar a quantia necessária para tornar seu projeto de vida uma realidade. Organize todos os seus gastos mensais e veja os ganhos e partir disso você já tem uma boa noção de quanto é possível economizar.

Lidar melhor com imprevistos

A vida é cheia de imprevistos e quando eles chegam, na maioria das vezes, eles têm um custo. Será que dentro do seu orçamento existe uma parcela da sua renda destinada aos imprevistos? Que tal separar, mensalmente, uma quantia para isso? Ninguém gosta de sofrer um acidente, ter algo quebrado, bater o carro ou passar por um problema de saúde. Mas, na hora que acontecem ter um dinheiro destinado para cobrir os danos materiais e a recuperação são fundamentais para eliminar uma boa parcela de estresse que acompanha esse tipo de evento.

Conhecer melhor sobre as suas necessidades

Quando criamos o compromisso do controle sobre nossas finanças, passamos a refletir mais sobre os nossos gastos e, consequentemente, sobre as nossas necessidades. Muitas pessoas se descobrem até mais felizes, pois ao controlarem os gastos começam a buscar alternativas diante dos recursos que possuem para não ter que comprar novas coisas. É possível até descobrir que você tem muito mais do que precisa controlando seus próprios gastos.

Ter uma relação mais saudável com o dinheiro

Cuidar das próprias finanças pode ser uma ótima oportunidade para desenvolver uma relação mais saudável com o dinheiro, pois você passa a ser o dono dele e não o contrário. Muitas pessoas, que não refletem sobre os seus gastos pessoais, vivem correndo atrás do dinheiro e, na maioria das vezes, se sentem insatisfeitas, pois estão focadas naquilo que não tem. Ter o controle sobre o seu orçamento ajuda você a reconhecer aquilo que realmente tem e aquilo o que é realmente preciso.

Para ter um bom controle dos seus gastos pessoais não é preciso muito. Você necessita apenas de organização separando uma planilha ou contando com a ajuda de um software para sistematizar seus gastos; disciplina para seguir anotando e alimentando sua planilha de controle; reflexão para saber o que pode ou não ser cortado. Lembre-se que para quem precisa poupar, a melhor medida é cortar gastos para ter mais tranquilidade para buscar formas de complementar a renda.

E você? Já utilizou um software para organizar suas finanças pessoais? Conte sua experiência nos comentários abaixo! A Sage Start é um sistema que facilita o gerenciamento das finanças pessoais de forma fácil e eficiente. Entre em contato e saiba mais!

Compartilhe
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Deixe uma resposta