Produtividade: 9 livros que todo empreendedor precisa ler

Compartilhe:
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Um bom empreendedor deve se manter atualizado em relação às tendências do mercado, indicadores e novas oportunidades de negócio. Porém, tão importante quanto saber gerenciar ou desenvolver uma ideia genial, é saber obter o máximo de proveito de experiências alheias.

Ninguém consegue ensinar o outro a ter aquele feeling em relação aos negócios ou a elaborar uma receita infalível para o empreendimento perfeito, porém, existem textos essenciais que indicam os melhores caminhos ou as atitudes mais recomendadas para quem quer empreender. Confira nossa pequena lista com os livros fundamentais ao profissional de negócios que quer obter sucesso!

“Como fazer amigos e influenciar pessoas”, de Dale Carnegie

Manter a motivação de uma equipe pode ser mais difícil do que se espera. Além disso, um bom relacionamento com os clientes pode ser a base de uma empresa de sucesso. Aumente sua habilidade em lidar com pessoas baseando-se nesse livro que faz parte de todas as listas de recomendações a empresários e empreendedores.

“Os sete hábitos das pessoas altamente eficazes”, de Stephen R. Covey

Um dos maiores sucessos na literatura de administração, essa obra apresenta sete princípios para atingir a independência e o autodomínio, características essenciais para enriquecer suas atitudes em uma ambiente de negócios.

“Safári da Estratégia”, de Henry Mintzberg

Uma compilação das maiores estratégias já realizadas ao longo da história. Conheça o que precisou ser mudado ao longo do tempo e aprenda as melhores formas de criar estratégias eficientes no seu contexto.

“A Arte da Guerra”, de Sun Tzu

Esse tratado militar, escrito durante o século IV a.C, é citado como livro de cabeceira de grandes empresários e empreendedores. As estratégias militares relatadas nele passaram a ser utilizadas como metáforas para a sobrevivência no mundo dos negócios.

“Blink: a decisão num piscar de olhos”, de Malcolm Gladwell

Nem toda decisão fundamental para sua empresa depende de uma avaliação complexa e demorada. Muitas vezes, o empreendedor pode ter que decidir-se de forma imediata, sem consultar indicadores. Esse livro ajuda a entender a importância das decisões rápidas.

“Como Fazer Uma Empresa Dar Certo em um País Incerto”, organizado pelo Instituto Empreender Endeavor

As diversas inseguranças vividas pelo empreendedor brasileiro são a base para esse livro que traz o depoimento de diversos empresários de sucesso no Brasil, como Abilio Diniz e Marcel Telles, indicando quais foram os principais obstáculos enfrentados por eles e como conseguiram superá-los.

“O Gerente minuto”, de Kenneth Blanchard e Spencer Johnson

Um manual com três regras básicas de gerenciamento de pessoal: estabelecer objetivos, usar o reforço positivo e utilizar a repreensão como instrumento de redirecionamento de condutas.

“Quem pensa enriquece”, de Napoleon Hill

Tão (ou mais!) importante que uma formação sólida ou acesso a recursos, a atitude de quem empreende é fundamental para alcançar o sucesso. Esta obra escrita há mais de 70 anos vai te ajudar a entender a importância de se manter focado para atingir suas metas.

“O Andar do Bebâdo”, de Leonard Mlodinow

Ter jogo de cintura é essencial no mundo corporativo. Saiba adaptar-se ao acaso tão frequente nos negócios e mantenha o foco rumo ao sucesso!

E você, já leu algum desses livros? Que obras te ajudaram na sua jornada como empreendedor? Conte para a gente nos comentários!

Compartilhe:
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Deixe uma resposta