Quais os benefícios de uma incubadora de empresas?

Compartilhe:
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Quem nunca sonhou em ser dono de seu próprio negócio? Tornar-se seu próprio patrão, ter total autonomia na tomada de decisões de sua empresa, ganhos promissores e total flexibilidade de horário. Parece um sonho, não é mesmo?

Não é coincidência o fato de que cada vez mais brasileiros estão abandonando seus empregos para se dedicar ao seu próprio negócio. Entretanto, o que muitos não consideram é o fato de que para se começar uma empresa do zero é preciso possuir conhecimentos específicos.

Esses conhecimentos podem ser sobre o setor de atividades do empreendimento em questão, sobre conceitos primordiais de gestão empresarial e outros temas fundamentais.

Além deles, há ainda as inúmeras dificuldades envolvendo questões financeiras, como obtenção de crédito para financiar os custos da empresa em seu período inicial e todo o tipo de recursos necessários para que ela sobreviva e se desenvolva.

Você tem vontade de começar seu próprio negócio mas tem receio de que possa não ter experiência necessária até que ele consiga caminhar sozinho? Uma incubadora de empresas pode ser a solução que você está procurando.

Continue lendo, para entender o que é e quais são os benefícios de uma incubadora de empresas.

O que é uma incubadora de empresas?

Como o próprio termo já diz, uma incubadora de empresas é um ambiente criado especificamente para proporcionar estrutura e até mesmo abrigar empresas, oferecendo todo o suporte necessário para que elas se desenvolvam e consigam vencer as dificuldades da fase inicial.

Para que isso seja possível, uma incubadora de empresas oferece, entre muitos outros benefícios:

  • Suporte gerencial – Consultoria no planejamento de negócios e estratégias empresariais de sucesso;
  • Suporte técnico – Salas de reunião, serviço de atendimento e recepção, telefone, internet e muitos outros serviços;
  • Oportunidades de contato para parcerias e transações comerciais.

Software de gestão empresarial

A quem se destinam os serviços de uma incubadora de empresas?

  • Pessoa física – Pesquisadores, estudantes ou profissionais que tenham uma ideia promissora, desejam começar seu próprio negócio, mas não têm estrutura e conhecimento o suficiente;
  • Empresas já existentes – Caso decidam utilizar os serviços de uma incubadora para receber suporte em uma determinada operação;
  • Nova empresa constituída por Pessoa Jurídica – Grupo de empresas ou empresa que deseja iniciar um novo negócio de base tecnológica.

Quais os benefícios que uma incubadora de empresas pode oferecer?

Suporte na elaboração de projetos promissores

As incubadoras de empresas têm grande influência na elaboração de projetos que podem oferecer oportunidades promissoras, como através da intermediação entre:

  • Empresas;
  • Investidores;
  • Sócios;
  • Fornecedores;
  • Compradores.

Expansão do mercado

Incubadoras possibilitam a expansão do mercado através de networking, podendo envolver empresas dos variados setores, universidades e até mesmo órgãos governamentais.

Espaço físico adequado

Por valores substancialmente menores, as incubadoras podem fornecer espaço físico para que as empresas possam realizar determinadas atividades comerciais.

Consultoria especializada

Como citamos no início do artigo, um dos grandes desafios do novo empreendedor é o fato de não possuir experiência para encarar determinadas dificuldades que podem ocorrer em seu caminho.

Incubadoras de empresas fornecem serviço de consultoria especializada para os mais variados setores comerciais ativos no mercado.

Possibilidade de financiamento

Devido à sua vasta rede de contatos, incubadoras de empresas facilitam o financiamento que um determinado negócio pode precisar, além de atrair possíveis investidores.

Aprimoramento de habilidades e qualificações

Todo o tipo de conhecimento que o empreendedor precisa em uma das fases cruciais de sua empresa pode ser proporcionado por uma incubadora:

  • Cursos profissionalizantes;
  • Palestras;
  • Treinamentos;
  • Capacitação de habilidades específicas;
  • Todo o tipo de conhecimento que a empresa pode precisar para se desenvolver.

Acompanhamento e orientação

A incubadora oferece um serviço de acompanhamento e orientação durante todo o planejamento, desenvolvimento e execução de projetos da empresa, reduzindo as chances de que ocorram falhas durante o processo.

E você? Tem uma ideia inovadora com potencial o suficiente para se transformar em um negócio? O que acha da ideia de utilizar o suporte de uma incubadora de empresas? Compartilhe sua opinião nos comentários!

Compartilhe:
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

2 comentários em “Quais os benefícios de uma incubadora de empresas?

Deixe um comentário