Quais relatórios financeiros são mais importantes para sua empresa?

Já falamos diversas vezes, mas não custa repetir: a gestão de uma empresa requer muita dedicação e a parte financeira é, sem dúvidas, uma das que mais pedem atenção. Principalmente, na hora de verificar se todas as contas estão em dia, se as margens de lucro e os gastos estão em equilíbrio e se a organização tem saúde para se sustentar no mercado.

Para facilitar esta tarefa, existe uma série de informações que indicam como a empresa está financeiramente e também quais medidas devem ser tomadas para mantê-la bem neste sentido. Muito se fala sobre controle financeiro, mas você sabe que métricas e relatórios são essenciais para que isso seja feito?

No post de hoje mostraremos quais destes itens precisam ser acompanhados de tempos em tempos pelos gestores e empresários. Confira!

Que relatórios financeiros são essenciais?

Há diversos demonstrativos e indicadores financeiros sob os quais todo gestor deve manter os olhos, mas alguns são ainda maisimportantes. São eles:

DRE

O chamado DRE (Demonstração de Resultados), deve ser feito todo mês mostrando as receitas (o que a empresa arrecada ou acumula para operar), as despesas (o que gasta para isso) e os resultados que isto gerou neste período. Este documento é importante, pois pode ajudar a encontrar o ponto de equilíbrio, minimizar prejuízos e traçar metas (melhorando a visualização do quanto ela precisa vender para não ficar nem prejudicada e nem lucrar e o quanto deseja vender para ter o lucro esperado).

Fluxo de Caixa

Outro item importante para a sua empresa é o Fluxo de Caixa. Ele aponta a entrada e saída de dinheiro dando base para os próximos dois meses. O bom é que assim a empresa consegue se planejar melhor e organizar seu setor de compras de forma a ter recursos para atender todas as demandas deste período e ao mesmo tempo evitar desperdícios, organizar prazos e antecipar o que há para receber, controlando melhor o capital de giro, responsável pela continuidade dos negócios.

Outros relatórios

O Planejamento Orçamentário também é importante para uma empresa e pode ser feito a cada seis meses ou um ano. Dentro desta projeção, é possível ir comparando resultados com  DRE mensal e ver se a empresa “está no caminho certo” ou não. O relatório de Custos e Preços também pode ajudar, pois sabendo quanto cada unidade ou serviço custa, é possível calcular margens de lucro viáveis para cobrir as despesas e permitir o crescimento da empresa em prazo maior ou menor, ajudando também a estipular quanto é possível dar de desconto em cada mercadoria e estabelecer boas condições para negociação e promoções.

 BANNER_controlefinanceiro_SS_648x150 (1)

Como um software de gestão financeira pode ajudar

Um bom sistema de gestão integrada, como o Sage Start, já oferece opções como gráficos e relatórios que facilitam a tomada de decisões e a gestão financeira na medida em que permitem melhor e mais completa visualização de dados importantes da empresa. Com um software para facilitar o controle das finanças, fica mais fácil programar contas a pagar e a receber, controlar o fluxo de caixa e acompanhar a movimentação das contas bancárias da empresa.

E então, você já faz a análise de relatórios financeiros da sua empresa com frequência? Este controle é eficaz? Deixe um comentário e compartilhe suas experiências conosco!

Compartilhe:
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Um comentário em “Quais relatórios financeiros são mais importantes para sua empresa?

Deixe um comentário