Qual o papel do contador em PMEs?

Compartilhe:
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

As pequenas e médias empresas (PMEs) sempre buscam formas para cortar custos de forma mais intensa. Isso significa o desenvolvimento de múltiplas tarefas, que podem não ter relação alguma com as suas atividades principais. Afinal, o dinheiro é pouco, os investimentos ponderados e a mão de obra enxuta. Com isso, muitos empreendedores acabam por optar em desenvolver atividades financeiras, legais e burocráticas por conta própria, desfazendo-se da necessidade de alguns profissionais, como é o caso do contador.

Porém, quando se leva em consideração o papel deste profissional na empresa, gerindo sua contabilidade e suas finanças, muitos problemas podem ser evitados e até mesmo solucionados mais rapidamente. Entenda melhor quais são as vantagens de contar com a ajuda de um serviço ou profissional de contabilidade em vez de executar as atividades por conta própria em sua PME:

Orientações sobre a melhor tributação para o seu tipo de negócio

Abrir uma empresa no Brasil não é das tarefas mais fáceis. As burocracias que envolvem o processo podem levar até 119 dias, o que posiciona o país em 123o lugar no ranking mundial correspondente ao índice. Não suficiente toda esta demora, ainda existem diversos regimes tributários disponíveis, cada um para um tipo de negócio, com diversas especificidades.

Por isso, ao contar com um profissional de contabilidade experiente, você não apenas terá mais tempo para executar as demais atividades necessárias para fazer a sua empresa vingar no mercado, mas também o direcionamento sobre a melhor tributação para o seu negócio. Na prática, isso representa economia financeira, além de evitar problemas futuros de legislação que apenas um contador experiente conhece as minúcias.

Menos dores de cabeça com a organização rotineira das finanças

Se o trabalho de um contador fosse simples, não seria necessário estudar por quatro anos para realizá-lo. Todo gestor sabe bem a importância das finanças e de seu controle contínuo para a organização. Por isso, contar com um profissional especializado da área de contábeis, seja ele interno ou terceirizado, é um grande auxílio para reduzir o trabalho e ainda ter os melhores direcionamentos sobre como lidar com a atual situação financeira de sua empresa.

Isso porque, ao ter o apoio de um contador nessas atividades, você terá alguém com real conhecimento sobre como lidar com contratos sociais, tributações, licenças, impostos, plano trabalhista, dentre outros.  Menos dores de cabeça e mais foco em fazer a empresa prosperar!

Planejamento financeiro adequado e constantemente ajustado às necessidades da empresa

Onde investir e como economizar são dúvidas recorrentes aos empreendedores, até mesmo aqueles que já contam com relatórios otimizados de um sistema financeiro, por exemplo, com indicadores explícitos da situação real dos negócios. Por isso, o planejamento financeiro é tão importante.

Quando a sua empresa conta com o apoio de um contador para realizar esta tarefa, a assertividade é maior e, consequentemente, os resultados. Afinal, ele considera não apenas o mercado como indicador, mas o próprio retorno que o plano inicial vem gerando e os respectivos ajustes necessários.

E você, como executa os serviços de contabilidade em sua empresa: por conta própria ou terceirizada por meio de profissionais e escritórios especializados. Quais as grandes dificuldades enfrentadas na gestão das finanças e da contabilidade de seu negócio? Compartilhe-as conosco por meio dos comentários abaixo!

Compartilhe:
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Deixe uma resposta