Quando promover um funcionário

Compartilhe:
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Uma empresa deve medir seu valor no talento e capacidade de seus funcionários e, além de saber selecionar, para ter a melhor equipe possível, um bom líder precisa saber qual o momento correto de dar uma promoção.

É comum vermos trabalhadores acomodados e desmotivados, fazendo um trabalho metódico e sem paixão nem vontade. No entanto, com as atitudes certas, um chefe competente pode criar nessas pessoas a motivação necessária para que deem verdadeiramente o seu melhor. Um dos métodos para conseguir isso é oferecendo promoções. Quer descobrir o momento certo para promover um funcionário? Confira o texto a seguir!

Analise a competência para o cargo

Para pensar se deve promover alguém, você precisa ter uma excelente noção da competência que ele apresenta para o futuro cargo. Nenhuma empresa que se preze pode abrir mão do conhecimento, da experiência, ou de uma formação acadêmica adequada para um cargo de gerência.

Dessa forma, a firma deixa claro que a escolhas se dão por questões de mérito e incentiva não só quem está subindo de posto, como também estimula os outros a se aperfeiçoarem.

Enxergue nele um líder

Qualquer um que ocupe um cargo gerencial precisa saber liderar pessoas. Ele irá conduzir os outros funcionários, tomar decisões e lidar com situações problemáticas, por isso, sua liderança deverá ser testada e comprovada antes de qualquer efetivação.

Boa postura é indispensável

Não basta ser competente, o colaborador que será promovido também precisa ter uma postura pessoal irretocável. Num cargo de gerência, ele não responde só por si, mas pela empresa e todos os seus comandados.

É imprescindível que o colaborador em questão demonstre, através de seus atos e ações, que ele possui boas maneiras, grande aptidão de se relacionar bem com todos e, especialmente, tratar os diferentes de forma igual, sem favores nem preconceitos.

Pergunte-se se o colaborador agregará valor ao cargo

Se você está promovendo alguém, deve promover também sua empresa. E isso se dá através da capacidade que essa pessoa terá em agregar valor ao cargo e à equipe que comandará, bem como dos serviços que irá realizar. O funcionário escolhido deve ser:

  • Crítico, para analisar o que está sendo feito;

  • criativo, para oferecer novas soluções;

  • paciente, para orientar os funcionários;

  • e competente, para melhorar os resultados.

Como podemos ver, não se trata de uma tarefa simples, pois, para uma promoção, o trabalhador realmente precisa ser diferenciado.

Observe como ele é visto pelo grupo

É fundamental, para o exercício do cargo, que a promoção ocorra sem maiores percalços. Para isso, a equipe deve poder distinguir o novo gerente como um indivíduo que tem ampla competência e que, por isso, teria autoridade para liderar os outros. Isto vai gerar a confiança necessária para que o time siga seus comandos num caminho sólido e motivante em direção ao sucesso.

Se seu empreendimento seguir esses cuidados, evitando as improvisações ou decisões precipitadas, terá resultados excelentes com a promoção de um trabalhador a um cargo gerencial.

Ficou com alguma dúvida? Está pronto para promover um funcionário? Compartilhe conosco nos comentários!

Compartilhe:
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Deixe uma resposta