Referral: por que começar um programa de indicação na sua empresa

Compartilhe:
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Você já ouviu falar sobre o método de referral? Ainda não? Então hoje iremos tratar um pouco deste assunto e lhe mostrar a importância de se implementar esta estratégia em seu negócio para alavancar crescimento e conquistar novos clientes, aumentando significativamente sua participação no mercado.

Vamos lá?

Partindo do começo: o que é referral neste caso?

É um conceito que abrange a ideia de se criar programas de indicação nas empresas para difusão da marca e promoção de produtos e serviços a novos clientes a partir de quem já é público consumidor de sua solução. Desta forma, alguém que já compra de você se sente motivado a recomendar seu trabalho também para outras pessoas, gerando uma rede de referências positivas que trarão mais vendas e mais resultados para sua organização.

No entanto, para que um cliente seja impelido a indicar seu serviço a outro, é necessário que ele tenha razões para isso e a primeira delas, claro, é estar satisfeito com o que você lhe ofereceu. Por isso é importante salientar que, ainda que se criem incentivos e benefícios para que seu cliente faça tal coisa, é necessário cuidar sempre da imagem favorável e do bom atendimento prestado a ele, para que a prática de sua empresa venha a condizer com a filosofia que ela promove, respeitando o cliente sempre.

Como posso aplicá-lo em meu negócio?

Há diversas formas de se aplicar esta ferramenta em sua organização, e algumas delas, de maior destaque, consistem em sistemas de incentivos para que seus clientes atuais tragam novos clientes, tais como:

Descontos

Qual cliente não gosta de receber descontos nas compras ou mensalidades que mantém com você, não é? Por isso, oferecer esta condição para quem trouxer indicações pode ser uma excelente forma de incentivar seus clientes a te ajudarem nesta missão. Desta maneira todos saem ganhando: seu cliente paga menos (podendo até ser um desconto bastante expressivo, dependendo do tipo de novo contrato que se possa fechar), você conquista mais clientes e quem foi indicado também acaba encontrando o que buscava com mais segurança, confiabilidade e boas referências.

Benefícios

É comum atualmente encontrar em algumas empresas uma espécie de promoção do tipo “Quem indica ganha!”. E este “ganhar” pode ser de diversas formas como, por exemplo, oferecer a seu cliente o usufruto de algum pacote de benefícios que não esteja incluso na contratação do serviço que ele tem.

Brindes

Em geral são dados após o fechamento de um novo contrato, mas nada impede que haja distribuição simplesmente pelo ato de se levar um interessado até seu vendedor ou consultor que irá, de fato, aplicar suas técnicas de vendas, apresentar as soluções e a partir daí possivelmente fechar ou não determinado negócio. Esta também é uma tática que funciona muito bem, pois os clientes geralmente se sentem grandemente motivados com a possibilidade de “ganhar alguma coisa” sempre ou de serem premiados de um modo geral em qualquer situação.

Quais são as vantagens de praticar o referral marketing na minha empresa?

Investimento mais baixo

Em geral o custo que se tem com programas de indicações (entre divulgação, concessão de descontos, possíveis brindes, entre outros) é bem menor do que seria caso se investisse em campanhas muito maiores para a captação de novos clientes (as quais nem sempre são totalmente garantidas). Ao optar por oferecer benefícios ao cliente que indica, você tem a certeza de “gastar” somente com o que trará realmente um retorno concreto (ou seja, só haverá “gasto” na situação em que houver indicação de fato e não como em outras campanhas que muitas vezes apresentarão resultados intangíveis ou difícil de terem uma mensuração imediata).

Boas taxas de retorno

Da mesma forma que permite uma aplicação de recursos “mais barata”, o trabalho com ações de referral marketing geralmente traz boas taxas de retorno, pois se trata também de um investimento mais certo no sentido de ser uma estratégia direcionada e que tem objetivos bem definidos. Em outras palavras, é um plano certeiro: você sabe exatamente o que espera com a oferta, sabe que seus clientes irão corresponder e tem praticamente a certeza de surgirem novas oportunidades de negócios a partir disto.

Criação de vínculos estáveis

Por fim, temos novamente a questão da construção de relacionamentos sólidos com seu público consumidor, o que irá efetivamente contribuir para a boa reputação em longo prazo. O cliente que se sentir especial e beneficiado inclusive pelos programas de indicações (podendo até mesmo se enquadrar em algum tipo de classificação “5 estrelas”, “Cliente fiel”, entre outras similares) sem dúvidas se tornará muito mais fidelizado e ajudará a aumentar a credibilidade de sua empresa frente a novos clientes, facilitando seu trabalho de prospecção e contribuindo imensamente para o sucesso de seus negócios.

E então, agora conseguiu entender por que você deve começar um programa de indicação na
sua empresa também? Caso ainda tenha dúvidas, deixe um comentário!

Compartilhe:
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

3 comentários em “Referral: por que começar um programa de indicação na sua empresa

  1. Bom dia, temos uma distribuidora de GLP (Gás de cozinha) e temos a intenção de criar um programa de indicação para alavancar as vendas no negocio.
    No momento a dificuldade é como gerenciar esse programa e ai estamos buscando algum aplicativo que possa controlar os descontos e indicações.

    vocês oferecem alguma aplicação neste sentido?

    existe algo que se integre a uma Fanpage?
    e como funciona?

    1. Oi Alessandre! Infelizmente não temos nenhuma solução que atenda essa necessidade, somente sistemas para gestão de vendas, estoque, finanças e emissão de NFe.
      Obrigada!

Deixe um comentário