Ritmo de fim de ano? 7 formas de manter o foco

Com a proximidade do fim de ano é preciso se desdobrar para conseguir comparecer a todos os compromissos. Afinal, é o momento de reunir a família e amigos. O ritmo de trabalho também tende a aumentar neste período, com os famosos fechamentos e trabalhos extra. Para não perder o foco e manter a qualidade no trabalho, acompanhe agora 7 dicas que vão te ajudar a dar um gás neste restinho de ano!

 

1. Organize o seu dia

No final do expediente repasse a agenda do dia seguinte, e procure delimitar tempo para cada compromisso. No entanto, é preciso delimitar tempo real. Nada de fazer uma ou duas atividades ao mesmo tempo. Tenha ciência dos seus limites.

 

2. Realize as tarefas por etapas

Isso mesmo, talvez para concluir um relatório você precise preencher muitas planilhas e fazer um número grande de análise. O ideal não é pensar na tarefa como um todo, mais sim em etapas. Ao concluir cada etapa você ganha novo fôlego para concluir todo o trabalho.

 

3. Tenha cuidado com as redes sociais e aplicativos de bate-papo

Um atrativo, não é mesmo? E, claro, ótimas ferramentas, porém o uso inadequado é prejudicial ao seu rendimento no trabalho. Separe um tempo para ler e responder e-mails, já o bate-papo com os amigos pode esperar um pouco. Se você trabalha conectado, uma boa dica é deixar no perfil a sinalização de ocupado. Assim, você reduz bastante o número de interrupções do seu trabalho.

 

4. Alimente-se bem!

Para aguentar os dias puxados de final de ano é preciso manter o corpo saudável. Tenha horários regulares para as refeições e procure manter uma alimentação saudável. Naqueles dias em que é impossível sair para almoçar, a solução é mesmo comer um sanduíche rápido. Só não faça disso um hábito.

Outra dica é circular pelo ambiente de trabalho sempre que possível. Uma pausa para o cafezinho pode te dar novo ânimo para terminar aquela tarefa.

 

5. Ouça música

Alguns profissionais se mantêm motivados ouvindo músicas durante o trabalho. Se for o seu caso, prepare uma playlist bacana (adote os fones de ouvidos, por favor!). Caso seu perfil seja diferente e a música seja vista como uma distração, procure um ambiente mais tranquilo.

 

6. Não prometa o que não pode cumprir

Muitos funcionários não conseguem dizer não e acabam acumulando funções e tarefas. Não se sobrecarregue. Se você não vai conseguir manter a qualidade do seu trabalho devido ao tempo, o melhor é reconhecer e solicitar um prazo maior para o cliente, ou até mesmo envolver um colega no projeto. Uma boa solução seria trabalhar em dupla.

 

7. Divirta-se

Mesmo com a rotina apertada de trabalho tire um tempo para a diversão. Afinal, é comum o happy hour com os amigos nessa época e você precisa relaxar! Além disso, também é importante manter sua rotina de exercícios. Nos finais de semana, faça atividades que te dêem prazer e recarregue as energias para mais uma semana de trabalho.

 

A melhor forma de conquistar bons resultados, independentemente do período do ano, é trabalhar com o que gosta, e ser cercado por uma equipe de profissionais com os mesmos objetivos. Portanto, invista em você!

E então, você tem alguma dica para compartilhar com a gente? Deixe suas sugestões nos comentários!

Compartilhe:
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Deixe um comentário