Saia do vermelho com a ajuda da planilha de controle financeiro

planilha de controle financeiroChegar ao fim do mês com saldo da conta corrente no vermelho e usando o cheque especial é comum para muitas famílias brasileiras.

Manter as despesas sob controle não é tarefa fácil. Por isso, muitas pessoas acabam se endividando. A situação piora quando começa um círculo vicioso, em que os gastos são maiores que o salário todos os meses.

O primeiro passo para colocar as contas em ordem e fugir desse ciclo de dívidas altas e caras é fazer uma planilha de controle financeiro. Na planilha, você deve listar todas as suas despesas, suas receitas e as datas dos pagamentos de cada conta. Dessa forma, você irá entender melhor onde gasta e como pode começar a cortar.

Para muitas pessoas, a ideia de criar uma planilha de controle financeiro pode parecer difícil, principalmente para quem não tem familiaridade com esse tema. As ferramentas da Cenize tornam essa tarefa muito mais fácil.

A Cenize oferece ferramentas gratuitas que ajudam você a entender exatamente como está a sua programação financeira e não deixar faltar salário no fim do mês. Com o JFinanças Zero, suas contas a pagar e a receber estarão organizadas.

Para começar esse controle é muito simples. A primeira dica é colocar na planilha todos os seus gastos e a data de pagamento de todas as contas. Muitas vezes, o problema não é o tamanho dos gastos e, sim, as datas de pagamento.

Vamos citar o exemplo de um trabalhador que recebe o salário todo dia 10, mas tem que pagar condomínio, escola dos filhos e a fatura do cartão de crédito no dia 5. Para essa pessoa, muitos gastos estão concentrados nos últimos dias antes do recebimento do salário. Por isso, entre o dia 5 e o dia 10, corre o risco de entrar no cheque especial.

Uma solução possível é tentar renegociar a data de pagamento dessas contas. Peça para a administradora do cartão de crédito uma nova data de vencimento, poucos dias após o recebimento do salário. Tente negociar o mesmo prazo com a escola e o condomínio.

Se não for possível renegociar as datas, comece a se planejar para ter sempre dinheiro suficiente no fim do mês para pagar essas despesas. Mais uma vez, a planilha de controle financeiro ajuda nesse planejamento.

Compartilhe
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn