Ser multitarefa é bom para o seu negócio?

Para você, produtividade é sinônimo de realizar duas ou mais tarefas ao mesmo tempo? Então, pode ser hora de rever os seus conceitos. O fato de um funcionário ter diferentes responsabilidades, simultaneamente, não significa, necessariamente, que ele seja eficiente. Analisar os resultados e entregas é fundamental para você descobrir se este perfil é positivo ou não para a sua empresa.

Se você é uma pessoa multitarefas e consegue desenvolver um excelente trabalho: ótimo. Se não for este o caso, é preciso aprender a trabalhar com a característica para garantir que ela trará melhores resultados para o seu negócio no futuro. Veja neste post como um profissional multitarefa deve ser oara aumentar a produtividade do seu negócio. Acompanhe:

Os prós e os contras de um profissional multitarefa

Vamos fazer um teste? Quantas abas estão abertas no seu navegador, neste momento? Para a maioria das pessoas a resposta é, no mínimo, duas.

Hoje em dia, não é raro encontrar um profissional multitarefas no mercado. Este perfil é, também, uma consequência da nossa sociedade estar cada vez mais conectada. São centenas de e-mails, mensagens e comentários para responder por semana. É imensa a quantidade de informações recebida diariamente.

Todos estes são fatores fazem com que as pessoas acelerem o seu ritmo de vida e queiram fazer mais em menos tempo. Mas será que esta é uma tendência boa para o seu negócio? Ser multitarefa tem suas vantagens, mas é preciso estar atento para que a característica não prejudique o trabalho na empresa.

Uma vantagem em apresentar um perfil multitarefas é que eles são profissionais que costumam lidar melhor com situações de pressão e com prazos curtos. Além disto, são funcionários capazes de fazer diferentes funções simultaneamente.

Por outro lado, este é um perfil de funcionário que trabalha em ritmo intenso. Por isto, é muito mais suscetível ao estresse. Além disto, há o risco das diferentes tarefas serem desempenhadas com baixa qualidade, o que prejudica o trabalho de toda a equipe e reflete negativamente na imagem da empresa.

Dicas para diminuir o stress e aumentar a produtividade

1. Foque no resultado

É preciso lembrar que produtividade está diretamente ligada aos resultados apresentados. Priorize a qualidade do trabalho entregue e não a quantidade.

2. Delegue tarefas

Otimize o seu tempo na empresa: distribua entre a equipe as tarefas necessárias para que o trabalho seja concluído. Quanto mais você conhece o seu time, melhor. Com o tempo, você passa a reconhecer quem é melhor em que área e situação e, assim, o trabalho passa a ser desenvolvido com ainda mais eficiência.

3. Use ferramentas de gestão

Existem diferentes soluções para tornar a sua rotina de trabalho mais simples e produtiva. Um exemplo são os softwares de gestão financeira, muito mais fáceis e rápidos de usar do que planilhas com fórmulas. Com estas ferramentas, você otimiza ainda mais o seu tempo e garante trabalhos bem executados.

4. Diminua as distrações

Feche a aba de e-mail enquanto prepara o relatório de controle de gastos mensais. Este foi só um exemplo, mas a dica é essa: não distribua sua atenção em diferentes tarefas. Conclua uma, com o máximo de atenção e qualidade, antes de iniciar a próxima.

5. Priorize o que é essencial

Também é importante aprender a diferenciar as tarefas essenciais das atividades supérfluas, para poder focar esforço nas primeiras e eliminar as outras, sempre que necessário.

E você, como otimiza o seu tempo no trabalho? Acesse nosso site e teste grátis as soluções que podem facilitar a sua rotina.

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