Seus sonhos ao alcance de suas mãos

Compartilhe:
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Todos os sonhos têm um custo. Seja o de ter uma família, seja o de comprar um imóvel, sempre há uma necessidade financeira inerente ao desejo de criar ou obter alguma coisa. Esse custo é maior ou pior de acordo com o tamanho do sonho, é claro, mas o importante é entender que uma demanda de recursos será necessária, sempre.

A boa notícia é que todo sonho é possível de ser alcançado por pessoas dispostas a organizar suas vidas financeiras e focar em seus objetivos sem perdê-los de vista. E o primeiro passo é exatamente determinar quais são esses objetivos. O que se quer a curto, médio e/ou longo prazo? Depois descobrir quanto cada sonho custa. E por fim, quanto você precisa guardar, da sua renda atual, para alcança-los.

Parece muita coisa? Não é. Se organizar financeiramente exige certa dedicação no início, especialmente de gente que nunca teve o hábito de poupar. Mas vencido – com muita determinação – essa limitação e criando o saudável hábito de estar sempre bem informado sobre a vida financeira, a disciplina faz o resto. É como dirigir um carro. Quando está aprendendo a conduzir o motorista ainda pensa no momento de mudar a marcha, fica tenso na hora das curvas mais fechadas, mas com mais experiência tudo fica automático. Não é assim? Ter o controle da vida financeira também vai ficando cada vez mais fácil com o tempo.

O primeiro passo para realizar seus sonhos futuros é saber exatamente o que se passa no presente. É preciso ver de onde está vindo e para onde está indo os rendimentos. Para tanto há softwares interessantes no mercado. Um que merece ser destacado é o JFinanças Pessoal, produzido pela Cenize, marca renomada de softwares de controle financeiros para empresas.

Altamente intuitivo, o JFinanças Pessoal não exige um profundo conhecimento nem no setor financeiro nem tecnológico. O próprio programa – através de um Assistente – vai pedir as informações necessárias para desenhar, em números, a vida financeira do usuário. O que basicamente será necessário é apontar todas as fontes de renda e as despesas fixas. Já com essas informações básicas será possível saber exatamente a situação da saúde financeira e começar a trabalhar nela.

Se a pessoa tem renda fixa já no primeiro mês a situação fica clara. Se a renda em instável de mês a mês – típico de profissionais liberais – o melhor desenho da renda acontecerá no terceiro mês. É importante que todas as despesas – até o cafezinho do meio da tarde – sejam adicionadas. O usuário descobrirá exatamente para onde vai seu dinheiro e isso é imprescindível para começar as mudanças. A partir daí começam os cortes necessários de forma a fazer com que no final do mês ele seja capaz de poupar dinheiro.

O corte é do tamanho do sonho. Se a ideia é comprar um apartamento dentro de cinco anos, o software fará os cálculos para saber quanto é necessário poupar por mês. Se o valor for impossível de ser guardado, sempre é possível aumentar o prazo e diminuir o impacto sobre a renda. É importante ser realista e inteligente para realizar seus sonhos.

O JFinanças Pessoal lança relatórios periódicos para que o usuário saiba como andam suas finanças. Nele são mostrados todas as movimentações, desde os gastos com cartão de crédito até os ganhos com os investimentos. Além disso, o software importa extratos bancários, lembra as datas de vencimento das contas, enfim, se torna um assistente de finanças completo.

Apesar de ser um software pago – sem mensalidade e com 12 meses de suporte – o JFinanças Pessoal oferece uma versão mais limitada que é gratuita. Ela é ideal para que o usuário possa experimentar e treinar essa nova de conhecer e controlar a vida financeira.

A chave para a realização dos sonhos está em três vértices: disposição para mudar hábitos, conhecimento sobre a própria vida financeira e um a aquisição software completo. Em outras palavras, a chave está nas mãos de cada um.

Compartilhe:
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn