Sistemas em nuvem para PME: vantagens e desvantagens

Os avanços tecnológicos têm se revelado grandes aliados das empresas tanto na evolução quanto na otimização dos processos. Isso porque o uso de sistemas de gestão estimula a redução de custos, aumenta a produtividade e agrega maior qualidade aos serviços prestados. Como consequência, este tipo de ferramenta ajuda o negócio a atingir um retorno sobre investimento (conhecido como ROI – Return On Investiment) bastante satisfatório e atrativo para os empresários e investidores.

Os sistemas em nuvem surgiram como uma solução que pode trazer inúmeras vantagens para as pequenas e médias empresas, como o baixo custo. No entanto, nem tudo são flores. As desvantagens também existem e, para se beneficiar dos recursos online, é preciso um planejamento detalhado.

Para ajudar você a decidir qual é melhor opção para a sua empresa nesse momento, listamos as principais vantagens e desvantagens que você poderá sentir ao migrar para um sistema em nuvem. Vamos lá?

Vantagens dos sistemas em nuvem para PME

1. Maior mobilidade

Ao migrar o Data Center para um sistema em nuvem você descentraliza o acesso às informações. Tanto por desktop quanto por um dispositivo móvel, é possível acessar o sistema da empresa através do login e senha na plataforma. A única dependência será um ponto de acesso à internet. O Sage One é um  exemplo de solução online, que promove esta vantagem e possibilita a continuidade de trabalhos fora das dependências da empresa e, consequentemente, facilita a tarefa de emitir notas.

2. Maior segurança contra perda de dados

Ao armazenar dados e informações na nuvem, você não correrá mais o risco de perdas parciais e/ou totais ou quedas no sistema por falhas de software, transferindo a responsabilidade da manutenção e segurança para a empresa fornecedora dos serviços Cloud (que, em português, significa “nuvem”). A segurança aumenta por que existe uma estratégia de armazenamento com réplicas e em servidores diferentes. Caso haja perda dos dados ou uma queda do servidor principal, o secundário entra em ação permitindo o acesso ao sistema replicado e a recuperação dos dados.

Administre sua empresa da melhor forma! Teste grátis nossas soluções.

3. Redução de custos

A compra de softwares e os custos inerentes as suas atualizações não serão mais necessárias com um sistema em nuvem. Migrar o sistema da empresa para a nuvem garantirá a redução da conta de energia elétrica, uma vez que não será mais necessário manter os servidores locais e os nobreaks ligados 24 horas. Como precisam ser refrigerados para não elevar a temperatura e causar incêndios, a economia também se estende ao ar condicionado ou outros meios de refrigeração adotados.

Desvantagens dos sistemas em nuvem para PME

Mesmo sendo uma tendência e proporcionando soluções tecnológicas com baixo custo de investimento, os sistemas em nuvem ainda são passivos de erros e falhas que podem comprometer a integridade de um negócio. Alguns pontos ainda precisam ser analisados com profundidade para tornar a Cloud Computing uma solução 100% vantajosa. Veja quais são:

1. Local de armazenagem dos dados e informações

Nem sempre sabemos onde está hospedado o sistema e onde ficam armazenadas as informações. Um país que não tenha leis bem definidas para assegurar o sigilo comercial e industrial na internet pode facilitar o vazamento das informações e, até mesmo, reter e se apoderar dessas informações.

2. Queda do sistema

Mesmo que as soluções em nuvem ofereçam diversos servidores de acessos secundários, o próprio serviço do fornecedor da nuvem corre o risco de ficar fora do ar por tempo indeterminado devido algum problema causado na infraestrutura do sistema oferecido em plataforma. Estes sistemas também dependem da Internet para funcionar e, caso você fique sem acesso à ela, não poderá utilizá-los.

3. Invasão por hackers, vírus e malwares

Sempre que um novo sistema de criptografia é implantado para aumentar a segurança das informações, os hackers trabalham em uma nova forma de quebrar as senhas e se infiltrarem no sistema. Isso exige que a empresa contratante dos serviços da Cloud mantenha seus logins e senhas sempre atualizados e com alterações constantes para reduzir os riscos.

É importante salientar que as desvantagens podem ser amenizadas com um planejamento de controle dos riscos. Também existem soluções como o Sage Start, que permitem que você acesse seu sistema de qualquer lugar através de acesso remoto, e são ainda mais seguras que as opções em nuvem. Experimente grátis! 

Compartilhe
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Deixe uma resposta