Software comercial ajuda na decisão de recompra de estoque ao longo do mês

Compartilhe:
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

software comercialUma das tarefas mais difíceis em uma empresa é manter sempre o estoque mínimo, mas sem correr o risco de desabastecimento ou perda de vendas. Afinal, mercadoria parada em estoque significa custos de armazenagem e risco de desvalorização do valor do produtos. Para chegar à decisão de qual é o seu estoque ideal, utilize um software comercial que permite gerenciar, ao mesmo tempo, as áreas financeira e comercial de sua empresa.

A margem de risco de um estoque normalmente é de 10% da quantidade vendida em um período. Esse percentual pode variar para mais ou menos dependendo do setor.

Se a sua empresa vende, em média 100 unidades por mês, deverá ter em estoque no começo desse período 110 unidades, considerando a margem de 10% de risco. Se o seu fornecedor demora cinco dias para entregar mercadoria, se prepare para fazer um novo pedido no dia 25. Se a previsão é ainda ter 10 unidades quando os novos produtos chegarem, peça mais 100 unidades para o mês seguinte. Assim, começará no dia primeiro com as mesmas 110 unidades em estoque.

A empresa deve observar que o volume de vendas pode sofrer variações sazonais, ou seja, vende mais em alguns meses do ano do que outros. As variações também podem ocorrer dentro do mês. Nesse caso, sua recomposição de estoque pode ser fracionada ao longo período.

Para uma empresa que vende 30 unidades entre os dias 1 e 19 do mês e 70 unidades entre os dias 20 e 30 do mês, o ideal é fazer dois pedidos para recompor o estoque. Nesse caso, a empresa não precisa manter 100 unidades em estoque desde o primeiro dia do mês. Programe-se para, no dia 25, encomendar apenas 30 unidades que irão suprir as vendas entre os dias 1 e 19. No dia 15, faça a encomenda das 70 unidades restantes para as vendas que são mais concentradas na última dezena. Além disso, leve em consideração a margem de risco.

Para auxiliar a equipe responsável pelas compras da sua empresa, utilize um software comercial. Para isso, a Cenize oferece o Loje, um software em que você pode estabelecer alertas de estoque mínimo e realizar cotações com seus fornecedores.

Compartilhe:
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn