sustentabilidade-empresarial

Sustentabilidade empresarial: Ideias para aplicar

Hoje, mais do que nunca, uma empresa precisa se diferenciar das concorrentes. Adotar medidas eficientes de consumo de energia e transformar o seu negócio em sustentabilidade empresarial é uma das melhores propostas para que isso aconteça. Algumas medidas simples podem significar grandes mudanças gerando redução de gastos com energia e reduzindo custos.

Mas como adotar a sustentabilidade empresarial? Veja algumas dicas no post de hoje!

Como reduzir o consumo de energia com sustentabilidade empresarial

Coloque lâmpadas inteligentes ou de LED em todo o escritório. Nas lâmpadas convencionais, apenas 5% da energia consumida ilumina o ambiente, já o resto é perdido sob a forma de calor. Lâmpadas eficientes consomem de 50 a 80% menos energia do que as lâmpadas incandescentes e possuem uma expectativa de vida é muito maior. Em salas muito grandes (como uma sala de reunião), o melhor opção são lâmpadas fluorescentes. E não se esqueça: não deixe as luzes acesas quando não estiver em um ambiente.

Você também pode economizar energia instalando detectores em áreas pouco usadas, onde as lâmpadas serão acesas somente quando necessário. Esta medida simples ajuda a economizar uma grande quantidade de energia e a diminuir o valor da conta de energia elétrica.

Escolha aparelhos energeticamente eficientes

Se você precisar comprar ou renovar os computadores ou outros equipamentos do escritório, dê preferência para aqueles que são mais eficientes (observe a rotulagem energética A +, A ++ e A +++). Como acontece com as lâmpadas de baixo consumo, o seu custo é um pouco maior, mas em última análise, a economia gerada vai compensar a despesa.

Além disso, escolha dispositivos do tamanho e com a potência que a sua empresa realmente precisa.

Impressão inteligente

Um pequeno gesto na hora de imprimir documentos pode fazer uma grande diferença e economizar muito papel por ano. Reutilizar o verso de documentos antigos para imprimir novos, ou diminuir o tamanho de fonte e usar ambos os lados do papel é uma medida simples, prática e econômica. Reciclar pastas e outros materiais de papel ou plástico também é um bom costume.

Devemos sempre seguir uma política de reciclagem de todo o material do escritório que já não serve, como papéis e cartuchos de impressoras. Em adição, é sempre recomendada a impressão em preto e branco e deixar a impressão colorida somente quando estritamente necessário.

Receba as suas faturas por e-mail

Graças às novas tecnologias, cada vez é menos necessário receber documentos em papel, tais como faturas, documentos bancários e de publicidade. Logo, uma visão sustentável implica que se opte por receber faturas por e-mail.

Se o consumo de papel é indispensável na sua empresa, recomenda-se optar por papéis e por embalagens recicladas. A utilização de papel reciclado reduz em 45% o consumo de energia e cria metade dos resíduos do processo de fabricação de papel tradicional.

Use produtos de limpeza biodegradáveis

Mude os produtos de limpeza e higiene habituais por produtos biodegradáveis, que reduzem a nossa exposição a produtos químicos e reduz a emissão dessas substâncias na atmosfera.

Invista em energias alternativas

A utilização de energias renováveis, como a solar ou a eólica, pode inicialmente gerar um alto custo, mas no futuro traz uma enorme redução do valor da conta de energia elétrica.

Usar o transporte público e carros elétricos ou híbridos reduz significativamente a emissão de carbono, o que também é muito importante para a preservação do meio ambiente.

Uso consciente da água

A empresa deve possuir sanitários de baixo consumo de água, que usam no máximo 6 litros por descarga, substituindo os antigos que usavam 16 litros. Assim, em cada descarga, há uma economia de 10 litros. É necessário monitorar o estado dos canos e válvulas para que não haja nenhum vazamento na rede de água e esgoto.

Instale controles automáticos para desligar o fluxo de água quando ninguém estiver usando as instalações. E por fim, mantenha o monitoramento do consumo de água para detectar quando o consumo ultrapassou o consumo normal.

E você, como faz para economizar com sustentabilidade? Conte pra gente pelos comentários.

Compartilhe
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Deixe uma resposta