Turbine sua produtividade com o método Pomodoro

Um bom método para incrementar sua produtividade deve ser simples e possível de ser reproduzido em qualquer situação. Ainda que muitas pessoas sejam capazes de se organizar naturalmente, o uso de algumas técnicas básicas sempre pode te ajudar a produzir de forma cada vez mais prática e eficente.

O método Pomodoro é uma técnica de gerenciamento de tempo desenvolvida por Francesco Cirillo no final dos anos 1980, na Itália. De forma criativa, Cirillo utilizou um cronômetro em formato de tomate (pomodoro em italiano), para criar pequenos blocos de tempo para cumprir cada atividade ao longo do dia. Intercalando minutos de trabalho com pequenas pausas de relaxamento, a produtividade aumenta sem grandes sacrifícios!

Ficou curioso? Então continue lendo nosso post para descobrir como turbinar sua produtividade com ferramentas simples e práticas!

Fundamentos e ferramentas

O método Pomodori foi criado por Cirillo durante sua juventude, quando, com um grande volume de matérias, o estudante italiano precisava buscar um jeito eficaz de  secionar cada etapa dos estudos para aumentar sua concentração e otimizar a realização de suas tarefas. Para aplicação dessa estratégia, é preciso ter em mente seus quatro fundamentos:

  1. Planejamento;

  2. controle de tempo;

  3. gravação de registros;

  4. e visualização.

A principal abordagem da técnica é a quebra do paradigma de que é necessário fazer muitas coisas ao mesmo tempo ou trabalhar sem parar para ser produtivo. O estudante italiano descobriu que concentração é o ponto fundamental para aumentar a produtividade, com foco total na atividade que está sendo realizada. Além disso, hoje é cientificamente comprovado que as pausas frequentes são necessárias para aumentar a agilidade mental.

Passo a passo

Para aplicar o método à sua rotina, você vai precisar apenas de papel, lápis e um cronômero. Se você não quiser utilizar um cronômetro clássico, é possível usar relógios, celulares e até mesmo aplicativos para implementar a técnica, como o Tomighty, disponível para Windows e Mac, e o Pomodroido, app para Androide.

Reunido esse material, siga os passos abaixo:

  1. Planeje e liste todas as tarefas que precisa realizar.

  2. Programe o cronômetro para despertar em 25 minutos, bloco de tempo também ficou conhecido como “pomodoro”.

  3. Durante esse tempo, evite toda e qualquer distração e concentre-se plenamente no que está fazendo.

  4. Passado o período de 25 minutos, faça uma pausa curta de 3 a 5 minutos, nos quais você deve praticar alguma ação relaxante.

  5. Volte a programar o cronômetro e repita a mesma sequência por mais três vezes, até realizar um ciclo de quatro “podomoros”.

  6. Depois disso, você terá uma pausa maior, de 30 minutos, para fazer algo que te dê prazer.

Lembre-se de que é essencial evitar distrações durante o desenvolvimento das tarefas. Caso surja alguma ideia não relacionada ao que você está fazendo, apenas anote e retome o raciocínio anterior. Você pode organizar suas anotações durante o período de intervalo entre cada atividade.

Analise sua produtividade

Registre quantos “pomodoros” foram necessários para cada atividade e visualize quais temas demandam mais tempo. Com base nesses dados, planeje melhor seu próximo dia de trabalho e busque formas de otimizar a realização das tarefas mais complexas.

Condicionar a mente para funcionar com base em pequenos blocos de tempo pode ser complicado no começo, porém, mantendo a boa vontade e a disciplina, com o passar dos dias, você vai perceber que sua concentração aumentará gradativamente e seu raciocínio fluirá bem melhor após as pausas de relaxamento.

Não se esqueça de contar para a gente qual foi o resultado do método Pomodoro na sua rotina!

Compartilhe:
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn