Sistema para controle de estoque

Utilize software de gestão e fique atento ao controle de estoque

Ao definir o estoque da sua empresa, leve em consideração não apenas a quantidade de produtos vendida no mês e o seu fluxo de caixa, mas também a conjuntura macroeconômica. Antes de fazer uma compra ou o decidir o ritmo de produção, faça uma avaliação global do seu mercado e procure entender quais mudanças estão por vir. Um bom controle de estoque influencia em todo o processo da empresa.

Conjuntura econômica e Controle de estoque

Um exemplo de como a conjuntura econômica pode mudar a decisão da quantidade de produtos para se manter em estoque é a variação do câmbio. Para uma empresa de varejo que importa uma parte dos produtos vendidos, essa avaliação é crucial. Se os analistas da empresa detectarem que o dólar pode se valorizar, é o momento de aumentar o estoque antes que o preço da moeda americana suba. Se a tendência for de desvalorização do dólar, a empresa pode esperar um pouco mais para aumentar suas importações.

O raciocínio vale também para empresas exportadoras no momento de decidir o ritmo de produção. Se a tendência for de valorização do dólar, a companhia poderá decidir produzir mais com a perspectiva de aumentar suas vendas ao exterior.

Software de gestão empresarial

Variações de mercado para controle de estoque

As variações de mercado são importantes para todos os setores. Mesmo que sua empresa não seja importador ou exportador, fique de olho nos preços das commodities, como os alimentos e os combustíveis. São fatores que podem influenciar o preço do frete e também o consumo das famílias. Quando os preços dos alimentos aumentam, sobra menos dinheiro no orçamento familiar para comprar bens de consumo duráveis e produtos supérfluos.

A forma mais segura de observar a conjuntura econômica para tomar decisões de reposição de estoques é observar o passado. Qual foi a decisão tomada da última vez em que o dólar se desvalorizou? Foi a decisão mais acertada ou será preciso mudar de estratégia?

Seja qual for a resposta, utilize um software de gestão empresarial para fazer o controle de estoque da sua empresa. Com o módulo Controle de Estoque do Sage Start, você terá segurança de que seu estoque está integrado ao seu fluxo de caixa e os resultados financeiros. Diante de todas essas informações, poderá tomar a decisão sobre a quantidade de estoque necessária para a sua empresa nos próximos meses.

O importante é que a empresa entenda quais são os fatores que influenciam o seu mercado, se mantenha sempre informado sobre o que está acontecendo e quais mudanças podem vir no futuro.

Compartilhe
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn