Perguntas para responder antes de empreender

Compartilhe:
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Se você perguntar a 10 pessoas diferentes se elas têm vontade de empreender, é possível que a maioria diga que já pensou (ou pensa) no assunto.

Muitas pessoas têm o sonho de empreender um negócio de sucesso, mas o fato é que a maioria sequer considera as responsabilidades e riscos que alguém em tal posição precisa assumir.

A rotina de um empreendedor não é um mar de rosas como muitos pensam. A flexibilidade de horário, autonomia na tomada de decisões e possibilidade de altos ganhos é equilibrada pelas inúmeras preocupações com que o empreendedor precisa lidar todos os dias para não deixar seu negócio ir por água abaixo.

Empreender é uma tarefa que muitos desejam, mas poucos estão dispostos a pagar o preço. Afinal, será que você está pronto? Confira 5 perguntas que você deve fazer a si mesmo antes de se tornar um empreendedor.

1. Você quer empreender?

Ao fazer essa pergunta a si mesmo, tente abranger algumas questões implícitas, como:

  • Quais são suas motivações para querer ser um empreendedor?
  • Você se vê feliz daqui a 10 se ainda for um empreendedor?

Muitas pessoas têm as motivações erradas quando pensam em ser empreendedores, ou melhor, não têm as motivações adequadas para o perfil de um empreendedor.

Não gostar do seu trabalho, querer ser rico, ser seu próprio patrão, ter flexibilidade de horário, entre outras, são apenas algumas das motivações que impulsionam as pessoas a quererem ser empreendedoras.

Mas é preciso saber que nenhuma delas é suficiente para lhe sustentar na hora que os desafios dessa empreitada baterem à sua porta.

2. Sua ideia de empreendimento é inovadora?

Na era das mídias digitais e da massificação da internet, o nível de competitividade é muito alto. Diariamente, centenas de negócios iniciam suas atividades, buscando oferecer as mais inovadoras soluções para os problemas cotidianos do consumidor.

Ter uma ideia original e promissora em um cenário tão concorrido tornou-se uma tarefa realmente complicada. Portanto, seja sincero com você mesmo e questione-se a respeito de sua ideia de empreendimento. Será que ela é inovadora o suficiente a ponto de valer o dinheiro de seus clientes?

3. Você está preparado para enfrentar os riscos dessa jornada?

Ter força de vontade e acreditar em si mesmo são dois conceitos fundamentais que devem integrar o perfil de um empreendedor, mas infelizmente não colocam dinheiro no caixa de sua empresa.

Ao se questionar sobre o seu preparo para enfrentar dificuldades, considere os reais riscos que circundam qualquer empresário atualmente, como o cenário econômico e político em que o país se encontra, o alto índice de desemprego, a inflação etc.

A ideia de estar à frente de um empreendimento pode ser boa, mas antes de entrar nessa jornada, considere todas as dificuldades que você pode vir a enfrentar.

4. Você tem um meio de ganhar dinheiro até seu negócio começar a gerar receita?

Se você já possui uma fonte de renda estável, procure mantê-la paralelamente ao seu negócio. Pois toda empresa, em seu início, precisa passar por uma fase de amadurecimento até que possa caminhar com suas próprias pernas.

Na verdade, o ideal é que durante esse tempo, nenhum recurso seja retirado, mas todo seu lucro seja reinvestido, para melhorar o negócio, aprimorando-o e lhe garantindo solidez.

Além disso, na maioria dos casos a empresa precisa de aplicações e investimentos em sua fase inicial. Por isso, uma renda fixa paralela é crucial nesse momento.

5. Você possui um sólido planejamento de negócios?

Um planejamento de negócios envolve todos os aspectos da empresa, por exemplo:

Toda empresa precisa de um sólido planejamento de negócios para garantir sua sobrevivência em um mercado tão competitivo, no qual o consumidor tem milhares de opções para cada produto ou serviço que tenha vontade de contratar.

É isso que diferencia empreendedores conscientes com potencial de crescimento de meros aventureiros que iniciam empresas fadadas ao fracasso.

E então? Você acredita que está preparado para se tornar um empreendedor? Deixe um comentário, compartilhando sua opinião!

Software de gest„o empresarial

Compartilhe:
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

5 comentários em “Perguntas para responder antes de empreender

Deixe um comentário