Vale a pena investir em um software comercial

Vale a pena investir em um software comercial?

Compartilhe:
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Vale a pena investir em um software comercialNuma empresa, assim como na vida pessoal, toda decisão tomada pode trazer vantagens ou não. Contratar uma empregada doméstica pode vir a ser útil porque o tempo que você gastaria com uma faxina pode ser utilizado para executar atividades imprencidíveis. Por outro lado, esse dinheiro gasto poderia ser poupado para uma viagem com a família. Comprar uma máquina nova pode ser um bom investimento porque aumentaria a produtividade da empresa, porém precisa ser avaliado com precisão porque isso poderia implicar em maiores gastos com manutenção ao longo do tempo. E no caso de um software comercial?

A primeira reação à ideia de adquirir um software comercial pode ser: supor que se trata de um gasto desnecessário. Afinal, em tese, o mesmo trabalho que é feito por ele pode também ser feito por uma planilha eletrônica ou mesmo por um contador, por isso talvez a despesa não compense o benefício.

Para decidir se a sua empresa precisa ou não de um software comercial, você deve avaliar o custo X  benefícios que esse software trará para a gestão do seu negócio. Quanto tempo é necessário para desenvolver uma  planilha que possa ser usada para otimizar seu negócio ? Ou, em outras palavras, quanto vai custar o tempo da pessoa designada para fazer isso?

Além disso, qual o nível de confiabilidade de um sistema baseado em planilhas? Cópias de segurança estão sendo feitas regularmente para evitar a perda de dados em caso de problemas com o computador? Como possibilitar que duas pessoas tenham acesso à mesma planilha sem gerar conflito quando ambas trabalham simultaneamente? As informações contidas nas planilhas podem ser acessadas de forma rápida e segura pelos responsáveis pela gestão financeira da empresa?

De fato, uma microempresa não pode investir milhões na aquisição de um software comercial. Mas diante das opções disponíveis no mercado, com os mais variados produtos e preços, pode valer a pena pesar os prós e os contras de um investimento desse tipo.

Compartilhe:
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn