como melhorar as vendas

4 dicas úteis para melhorar as vendas no comércio varejista

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Não há dúvida de que obter melhores resultados através do aumento das vendas no comércio varejista é a meta de todo empresário do setor, afinal, o sucesso de uma empresa do ramo do varejo está diretamente associado ao seu número de vendas. O que significa que, ao mesmo tempo, a sua operação seja simples, direta e a sua concorrência também é muito grande.

Como melhorar as vendas no comércio varejista

O setor varejista é um dos mais competitivos do mercado e garantir a sobrevivência de uma empresa pode não ser uma tarefa fácil, por isso no post de hoje iremos dar algumas dicas para profissionais do varejo otimizarem os seus resultados. Continue lendo para conferir.

1. O ambiente é prioridade

Quando nos referimos ao ambiente de um estabelecimento comercial varejista, cada mínimo detalhe faz a diferença. O espaço físico da loja, a decoração, a iluminação, a limpeza e organização do local, a temperatura e até mesmo a música ambiente.

Quando as pessoas sentem-se confortáveis dentro de um estabelecimento comercial, a tendência é que passem mais tempo ali dentro, porém quando se sentem incomodados acabem permaneçam menos tempo. Os seus clientes precisam se sentir confortáveis ao entrarem em sua loja para que passem bastante tempo conhecendo os seus produtos, sem pressa de sair de lá e para que, consequentemente, as suas chances de comprar algo sejam maiores.

  • Mantenha o ambiente sempre limpo e organizado.
  • A temperatura deve sempre permanecer ambiente e agradável. Lugares abafados espantam clientes, principalmente no verão. Mas também não deixe o ar-condicionado ligado no máximo se não houver necessidade, pois os seus clientes não precisam passar frio para se sentirem confortáveis.
  • A música ambiente deve ser agradável e em uma altura que não atrapalhe a comunicação entre as pessoas no interior do estabelecimento. Lembre-se que o seu gosto musical pode não ser o mesmo que o de muitos de seus clientes.
  • Mantenha o lugar sempre iluminado. Ambientes escuros causam uma má impressão.
  • Organize os produtos de forma coerente. No caso das lojas de roupas, as peças mais parecidas costumam ficarem próximas umas das outras; em farmácias os cosméticos e produtos de beleza não ficam nos mesmos corredores dos remédios para gripe e assim por diante.

2. Invista no atendimento ao cliente

Muitas empresas do setor varejista deixam de vender muito mais do que poderiam e até mesmo perdem clientes todos os dias devido ao atendimento sem qualidade. Se a sua empresa tiver um ótimo ambiente, como citamos na dica anterior, mas o seu atendimento ao cliente for de péssima qualidade dificilmente os produtos se venderão sozinhos.

O cliente precisa se sentir respeitado e valorizado, por isso é importante que os profissionais que irão trabalhar com atendimento tenham habilidade em lidar com pessoas, sejam pacientes, habilidosos na hora de resolver imprevistos e saibam agir sob pressão. Pois ainda que o cliente esteja errado, ou seja, hostil, ele não deve ser tratado com falta de respeito em hipótese alguma.

Lembre-se, o atendimento pode ser o diferencial de sua empresa contra os seus concorrentes.

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3. Saiba trabalhar com promoções e descontos

A promoção é o “ás na manga” do varejista. Sempre que um varejista deseja aumentar as suas vendas ou ganhar vantagens sobre os seus concorrentes, as promoções se mostram como ótimos recursos. Os clientes adoram receber descontos, principalmente, se os produtos que estiverem em promoção forem de boa qualidade.

Você pode ser criativo e aplicar descontos de diversas formas, como através de sorteios (centésima compra do dia; centésimo cliente da semana; etc) ou produtos específicos uma vez por semana por exemplo.

4. Ofereça entrega em domicílio

O mundo está mudando e as pessoas estão mudando os seus hábitos também. Hoje em dia, grande parte da população está voluntariamente abrindo mão de se locomover através de automóvel, por motivos sustentáveis ou econômicos. O que significa que uma ótima estratégia para que a sua empresa avance na frente da concorrência é oferecendo entrega em domicilio, pois muitos clientes, às vezes, deixam de comprar algum produto por não ter como levá-lo para casa através do transporte público, táxi ou Uber.

Facilite a vida de seu cliente, permita que ele possa comprar pela internet ou pelo telefone e garanta que ele terá o seu produto entregue em casa. Afinal, para sobreviver no mercado varejista é preciso sempre inovar e acompanhar os avanços da sociedade.

Você tem alguma dica útil para o setor varejista que queira compartilhar? Então, deixe o seu comentário contando a sua experiência!

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5 comentários em “4 dicas úteis para melhorar as vendas no comércio varejista

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