Você tem perfil para empreender?

Ter seu próprio negócio, ser o seu próprio chefe, ser reconhecido por uma ideia inovadora e que traga resultados não apenas para sua carreira, mas que também deixe sua marca na sociedade. Este é o sonho de boa parte das pessoas que desejam ser empreendedores em suas áreas de atuação. Porém, além de uma boa ideia, é preciso ter um perfil que se adeque à rotina de um empreendedor.

Veja em nosso post quais são as características mais desejáveis aos empresários e descubra se você tem perfil para empreender, levar seu negócio para frente e ter sucesso:

Ser persistente

Empreender não é fácil. E muitas vezes é preciso enfrentar um monte de dificuldades que podem desmotivar o profissional a seguir na área: burocracia para abrir a empresa, falta de profissionais qualificados, problemas com fornecedores, um mercado mais resistente ao seu produto etc. Por isto o empreendedor não pode desistir fácil! Tenha em mente que quase todos os atuais empresários de sucesso passaram por algum tipo de problema em seu negócio e hoje possuem empresas bem-sucedidas. Persistência, portanto, é a palavra-chave.

Ser proativo

Correr atrás, corrigir problemas antes que eles venham a criar danos para seu negócio, entender as necessidades do seu público-alvo antes mesmo que eles tenham consciência disso. Estas são algumas atitudes que um empreendedor precisar ser capaz de assumir – e isto só ocorre se ele for proativo. Não dá para esperar que os problemas se resolvam ou que o mercado aponte novas soluções para você. Sair na frente é essencial para o bom empreendedor.

Saber avaliar os riscos calculados

Todo negócio possui seus riscos. A diferença está em saber avaliá-los antes de começar a investir, até mesmo para saber se vale a pena ou se é possível arcar com os problemas que possam surgir. Um empreendedor precisa manter a cautela e ser prudente na medida certa, avaliando os riscos de forma consciente e sem agir por impulso. Só assim é possível perceber quais são as alternativas mais eficientes para seu negócio e quais precisam ser evitadas.

Ser exigente

O bom empreendedor quer o melhor, e sabe que pode oferecer o melhor. Ele será exigente com a qualidade do produto e do serviço, não admitindo que algo “meia boca” seja oferecido para o cliente. Assim, cobrará excelência também dos fornecedores, das outras empresas que prestam algum tipo de serviço e sempre procurará opções para melhorar seus profissionais e seu trabalho.

Ser um bom planejador

É importantíssimo saber onde você está, onde quer chegar e o que é preciso para ir de um ponto a outro. Bons empreendedores buscam sempre fazer um bom planejamento do seu negócio, com prazos e formas de avaliar se está realmente traçando o caminho certo para alcançar seu objetivo.

Ser flexível

O mercado muda, os profissionais mudam, a matéria-prima para seu produto ou serviço pode sair mais cara que o esperado ou ser encontrada com maior dificuldade… o empreendedor bem-sucedido sabe flexibilizar estes pontos, articulando-os de forma que não afetem seu negócio. Por exemplo, setores alimentícios estão constantemente sendo atingidos com problemas de seca, entressafras ou aumento no preço dos alimentos, entre outros. Sabendo disso, o empresário precisa saber como contornar estes problemas: criar pratos com outros ingredientes, buscar novos fornecedores etc.

Gostar de atualizar conhecimentos

Ficar parado no tempo é pedir para ser ultrapassado pelos concorrentes. Cada vez mais o mercado muda mais rapidamente, e novos conhecimentos para impulsionar as empresas surgem para ajudar os profissionais a se incorporarem neste novo cenário. Por isto, o empreendedor tem que gostar de estudar, atualizar conhecimentos e investir em cursos não só para ele, mas para toda a equipe.

Ser autocrítico

Ser autocrítico não inclui apenas em reconhecer falhas pessoais e do seu negócio. O empreendedor também precisa saber encontrar pontos positivos em sua conduta e de sua empresa, para conseguir explorar estes pontos e buscar formas de minimizar o que é negativo. Por tudo isso, é necessário saber fazer uma profunda autoavaliação.

 

Então, acha que se enquadra neste perfil? Se você acredita que lhe faltam muitos destes pontos, saiba que não há uma regra e é possível, sim, mudar algumas características para ter mais sucesso nos negócios. Busque conhecimento, se policie, faça treinamentos de coaching, e aprenda como encontrar as características mais desejáveis em um empreendedor dentro de você.

Compartilhe
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Deixe uma resposta